Governadores do PT tomaram posse em 4 estados da Federação

Jerônimo Rodrigues, na Bahia, Elmano de Freitas, no Ceará, Fátima Bezerra, no Rio Grande do Norte, e Rafael Fonteles, no Piauí, foram empossados no domingo

Site do PT

Jerônimo Rodrigues, Bahia; Elmano de Freitas, Ceará; Fátima Bezerra, Rio Grande do Norte e Rafael Fonteles, Piauí. Foto: Site do PT

Os 4 governadores eleitos pelo PT nas eleições gerais de 2022 tomaram posse no primeiro dia de 2022 em cerimônias marcadas pela emoção e reafirmação dos compromissos políticos assumidos durante as suas respectivas campanhas eleitorais. Eles assumiram oficialmente seus cargos no mesmo dia em que o presidente Lula foi empossado para o seu terceiro mandato à frente da Presidência da República.

Foram empossados nos quatro estados brasileiros, todos eles na Região Nordeste, os governadores Jerônimo Rodrigues, na Bahia; Elmano de Freitas, no Ceará; Fátima Bezerra, reeleita no Rio Grande do Norte, e Rafael Fonteles, no Piauí.

No Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra foi reeleita para o cargo nas eleições de 2022, enquanto que os outros três eleitos estreiam nos governos estaduais que já têm uma sequência de consecutivas gestões do PT.

Todos os quatro mandatários petistas participaram de cerimônias na parte da manhã do domingo (1º) para que pudessem estar presentes à solenidade de posse de Lula, em Brasília.

Bahia

O Partido dos Trabalhadores chega ao seu quinto mandato consecutivo na Bahia, um dos mais importantes estados do Nordeste.

Após as gestões de Jacques Wagner e Rui Costa, todos com duas gestões cada um, foi a vez de Jerônimo Rodrigues, de 57 anos, tomar posse no domingo (1) em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa da Bahia. Junto com ele tomou posse o vice-governador Geraldo Júnior (MDB).

O novo governador baiano reafirmou durante a cerimônia de posse a prioridade central de sua gestão no enfrentamento da pobreza, da fome e do desemprego, citando o presidente Lula como o líder nacional dessa luta.

“Este ato de posse é, antes de tudo, uma cerimônia de reafirmação e ampliação de compromissos. Nós iniciamos hoje, uma nova etapa neste processo histórico de mudanças sociais da Bahia. Nesse momento, em que o presidente Lula é reconduzido democraticamente ao Planalto Central para liderar o processo de reconstrução do país, reafirmo que a prioridade central do meu governo é o enfrentamento à pobreza, o combate à fome e ao desemprego”, destacou o governador empossado Jerônimo.

Ele destacou também a sua origem ligada a história secular do povo brasileiro.

Ceará

No Ceará, dando sequência às duas gestões consecutivas do também petista Camilo Santana, Elmano de Freitas, que venceu a disputa eleitoral ainda em primeiro turno no ano passado, tomou posse como governador do Ceará neste domingo (1º) na Assembleia Legislativa do estado. Jade Romero (MDB) também foi empossada como vice-governadora ao lado de Elmano.

Emocionado, Elmano lembrou da sua juventude, na zona rural de Baturité, sua terra natal, quando já era motivado a lutar contra as desigualdades e a injustiça social. Ele também pediu o apoio dos deputados estaduais eleitos em 2022 e destacou os muitos desafios que lhe aguardam, apesar dos grandes avanços já conquistado pelo povo cearense nos últimos anos.

“Temos um longo caminho pela frente. Apesar dos avanços dos últimos anos, sei dos enormes desafios, principalmente nas áreas mais sensíveis. Saúde, segurança pública e combate à fome. Não medirei esforços para que possamos superar cada adversidade e avançar nas melhorias pelo bem do nosso povo. Para isso, buscarei o apoio do nosso líder querido, guerreiro, presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, enfatizou o governador empossado.

Rio Grande do Norte

Reeleita em 2022, a governadora petista Fátima Bezerra tomou posse para mais um mandato à frente do governo potiguar, juntamente com o vice-governador Walter Alves (MDB). A cerimônia foi realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte no domingo (1º).

Durante o seu discurso, Fátima lembrou com otimismo o fato de estar tomando posse no mesmo dia em que o presidente Lula em seu terceiro mandato em contraponto com os últimos quatro anos de dificuldades políticas. “Isso nos dá confiança de fazer um governo muito melhor que o primeiro. Muito trabalhamos nos últimos quatro anos, mas fatores históricos, hostilidade política e prioridades inadiáveis fizeram com que nosso esforço não fosse inteiramente premiado”, afirmou ela.

Para Fátima Bezerra, a eleição de Lula será um motor de esperança para o povo brasileiro e ainda mais para a população potiguar.

“A eleição do presidente Lula e sua posse, hoje, no mais alto posto da República, é um grande motor de esperança para o povo brasileiro e um alento ainda maior para o povo do Rio Grande do Norte que pela primeira vez na história passará pela experiencia de ter um governo democrático e popular a frente do Estado e da nação. Honraremos essa oportunidade”.

Piauí

O Partido dos Trabalhadores dá prosseguimento a uma série de gestões vitoriosas no Piauí, agora com Rafael Fonteles, que tomou posse como governador no domingo (1º). Também foi empossado Themístocles Filho (MDB) como vice-governador. A solenidade de posse ocorru na Assembleia Legislativa do Piauí.

Rafael Fonteles reafirmou em seu discurso o compromisso firmado durante a sua campanha eleitoral de nos próximos quatro anos viabilizar 80 mil novos empregos no Piauí.

“Temos a juventude, a experiência administrativa e raízes sólidas em favor da redução da desigualdade, educação, respeito aos direitos humanos”, disse o novo governador piauense.

Numa comparação com o futebol, Fonteles se comprometeu a levar o estado para a divisão de elite da federação.

“Nosso propósito é levar o Piauí para a séria A dos estados brasileiros. Nosso plano de governo traz esse compromisso expresso. Plano de governo não apenas racional, mas sobretudo humano. Uma grande expressão do Piauí que queremos: Piauí que segue em frente sem deixar ninguém para trás”.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast