Governo do PT usa inteligência no combate ao tráfico e na defesa da vida

Preservação da vida, princípio do PT, se consolida em operações como a ‘Freedom’ (BA) e a ‘Atena’ (PRF), que atacam o poder financeiro e logístico do crime

Cleomário Alves - Ascom/SJDH

Governador Jerônimo Rodrigues e o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, em anúncio do pacote de segurança pública da Bahia

A prioridade pela preservação da vida, princípio histórico do Partido dos Trabalhadores, se consolida em operações como a ‘Freedom’ (BA) e a ‘Atena’ (PRF), que atacam o poder financeiro e logístico do crime organizado.

Durante o anúncio do Pacote de Segurança Pública do Governo do Estado da Bahia, feito pelo governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT-BA), o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, comentou sobre a megaoperação ‘Freedom’, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia nesta terça-feira (4), em Salvador. A operação visa desarticular núcleos do Comando Vermelho no estado.

A ação, que cumpriu mais de 90 mandados e resultou no bloqueio de 51 contas bancárias, demonstra a eficácia do uso de inteligência policial para desarticular facções de alto poder ofensivo, sem recorrer ao confronto direto como primeira ou única via.

“Este é um exemplo concreto da doutrina de segurança pública que sempre teve a preservação da vida como prioridade máxima. Os resultados alcançados contribuirão para a elucidação de pelo menos 30 homicídios em Salvador e reforçam a tese do governo de que é possível ser implacável contra o crime e, ao mesmo tempo, agir com responsabilidade e total aderência à lei”, afirmou o titular da SJDH.

Freitas ainda reforça que o modelo de atuação na Bahia está em sintonia com o recém-lançado Plano de Atuação Qualificada de Agentes do Estado, coordenado pela SJDH.

“O enfrentamento ao poder econômico do crime organizado é um dos pilares do plano. O bloqueio financeiro da facção, por exemplo, é uma tática de asfixia que enfraquece a estrutura criminosa de forma duradoura, minimizando a necessidade de operações de alto risco, protegendo tanto a vida do cidadão quanto a do agente de segurança”, afirmou.

 

Ação Nacional: PRF intercepta arsenal de facção do RJ

O foco na inteligência e no combate ao poder de fogo do crime não é exclusividade da Bahia. Em outra frente de atuação do governo do presidente Lula, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, deflagrou a Operação Atena para reforçar o combate ao crime nas rodovias federais.

Em uma dessas ações, a PRF prendeu dois homens que saíam do Rio de Janeiro com um arsenal e acessórios táticos camuflados de uma facção criminosa que atua no Complexo do Alemão.

A abordagem aconteceu na BR-116, em Teresópolis (Região Serrana), na mesma terça-feira (4), quando a dupla viajava em um ônibus fretado com destino ao Ceará. Os policiais encontraram nas bagagens um revólver calibre .357, 267 munições – calibres 9mm e 5,56mm – e mais de dez carregadores, além de coturnos, balaclavas e outros acessórios camuflados.

Um dos homens, que possuía um mandado de prisão por homicídio, confirmou que o material pertencia à facção do Rio de Janeiro, com destino a Sobral (CE), possivelmente para abastecer ou buscar refúgio em outro estado.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast