Governo Lula cria canal exclusivo do 180 para atender mulheres durante a COP30

Serviço começa a funcionar a partir de hoje, e seguirá até o dia 30, com atendimento 24 horas, e é direcionado às mulheres que participarão do evento, em Belém

Fábio Rodrigues Pozzebom - Agência Brasil

Disque 180 terá atendimento em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e libras

A uma semana do início oficial da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) que acontecerá em Belém (PA), de 10 a 25 de novembro, o Ministério das Mulheres anunciou a criação de um canal exclusivo para o atendimento de vítimas de violência durante a COP30

A pasta explica como funcionará o serviço: ao acionar o 180, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, as mulheres poderão digitar a tecla 0, para ter acesso ao atendimento prioritário em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e Libras.

O serviço exclusivo será disponibilizado entre os dias 3 e 30 de novembro, em Belém. As chamadas são gratuitas e sigilosas e também podem ser feitas por telefone, via WhatsApp — pelo número (61) 9610-0180 — ou pelo e-mail central180@mulheres.gov.br. As denúncias de violência contra as mulheres podem ser realizadas pela própria vítima ou por terceiros.

O novo protocolo, fruto de uma parceria entre o Ministério das Mulheres e o Governo do Pará, permitirá que as Secretarias de Segurança Pública e de Mulheres do estado e o Ministério Público atuem de forma integrada, dando celeridade às denúncias das vítimas.

“As denúncias registradas serão encaminhadas para a Secretaria de Segurança Pública, que é o órgão responsável pela apuração, e, concomitantemente, para a Secretaria da Mulher, que realiza o acolhimento e oferece serviços da rede, incluindo o atendimento psicológico às vítimas. O Ministério Público, como órgão de controle, fará o monitoramento do fluxo para garantir que as mulheres tenham suas demandas solucionadas”, detalha a coordenadora-geral da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, Ellen dos Santos Costa.

O MMulheres informa que por meio do serviço, as mulheres poderão registrar denúncias de violência, buscar informações sobre a localização dos serviços especializados da rede de atendimento e obter orientação sobre leis, direitos e serviços disponíveis — como a Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referência, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas e Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.

Números do Ligue 180 

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 conta com 288 atendentes especializadas e um quadro total de 332 profissionais na operação, incluindo supervisoras, monitoras e psicólogas. Em casos de emergência, deve ser acionada a Polícia Militar, por meio do telefone 190. O MMulheres informa ainda que, entre janeiro e setembro de 2025, foram realizados 647 mil atendimentos por telefone, 22.573 por WhatsApp, 116.565 por e-mail, além de 18 videochamadas. 

No período, o Ligue 180 registrou 113.048 denúncias de violência contra mulheres – Em 65% dos casos, a denúncia foi feita pela própria vítima – 23% das denúncias foram de forma anônima – 11% das denúncias feitas por terceiros. 

Da Redação do Elas por Elas, com informações do MMulheres 

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