Governo mobiliza população contra a dengue

Dia D contra dengue e chikungunya acontece no próximo sábado (7), em todo País

O Ministério da Saúde marcou para o próximo sábado (7) o Dia D de combate à dengue e à chikungunya em todo País. Segundo a pasta, a iniciativa para conscientização da população, será realizada apesar da redução dos índices de casos de dengue e mortes causadas pela doença em 2014.

Na região Sudeste, por exemplo, houve redução de quase dois terços no número de casos em relação ao ano anterior. De acordo com o ministério, foram 916 mil casos, em 2013, e 310 mil, em 2014.

Para ampliar ainda mais o combate à dengue e à chikungunya, o Ministério da Saúde repassou, em janeiro, R$ 150 milhões aos estados e municípios.

O objetivo do Dia D é reforçar a necessidade, junto à população, de eliminar todo e qualquer depósito de água que possa servir como criadouro da larva e/ou repositório de indivíduos da espécie.

O ministério relembra que qualquer recipiente que acumule água parada pode ser criadouro do inseto transmissor. Além disso, a pasta ressalta que a eliminação de focos é fundamental para que o número de casos e mortes continuem em declínio no Brasil.

Para impedir a proliferação do mosquito transmissor, a população deve manter caixas d’água bem fechadas, não acumular vasilhames no quintal, desentupir calhas e colocar areia nos pratos dos vasos de plantas, entre outras iniciativas.

“Vamos todos estar juntos neste sábado, participando de uma grande mobilização nacional de combate ao mosquito transmissor”, convocou Chioro.

“Chame seu vizinho, seus amigos, sua família e mostre para eles que na sua casa todos já fazem parte dessa grande corrente de prevenção”, completou o ministro

Sintomas – A dengue é causada pelo mosquito Aedes Aegypti. Entre os sintomas da doença estão febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações e manchas vermelhas na pele. Esses sinais indicam a necessidade de o paciente procurar uma unidade básica de saúde.

Entre os sintomas apresentados pela chikungunya estão febre elevada, de início abrupyo, dor nas costas, cefaléia e fadiga. Além disso, na fase aguda a doença pode causar calafrios, conjuntivite, faringite, náusea, diarreia, neurite, dor abdominal e vômito.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast