Governo quer imunizar 49 milhões contra a gripe

Começa segunda-feira (04) Campanha de Vacinação contra a Gripe. Foram disponibilizadas 54 milhões de doses para imunizar os brasileiros

A campanha nacional de vacinação contra a gripe, começa segunda-feira  (4) e segue até o dia 22 de maio. Segundo o Ministério da Saúde, a meta deste ano é imunizar 49 milhões de pessoas que fazem parte do grupo prioritário, ou seja, que tem maior risco de complicações por conta da doença.

Fazem parte do grupo vulnerável as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional, além da população indígena.

Foram investidos R$ 487 milhões na ação.  Foram mobilizados em todo o país, 240 mil profissionais, há 65 mil postos de vacinação, e a ação conta com o apoio de 27 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais).

A vacina protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano(A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

A meta é garantir a vacinação de 80% do público-alvo, 39,7 milhões de pessoas, até o término da Campanha. Em 2014, 44,3 milhões de brasileiros foram imunizados, o equivalente a 86,7% do total previsto pelo ministério.

O dia “D” da campanha, dia nacional de mobilização, será em 9 de maio.

“O nosso objetivo com a Campanha de Vacinação é reduzir ao máximo as complicações causadas pela gripe. A vacina que oferecemos no SUS é muito segura e é fundamental para evitar internações, além de reduzir em até 75% o número de óbitos. Por isso, esta mobilização nacional se mostra decisiva para garantir a proteção da população mais vulnerável aos vários tipos de gripe presente no país”, informou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Eficácia –  Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Após a vacinação, o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Noticias.

PT Cast