Há 38 anos, trabalhadores davam primeiros passos para criação da CUT
Em agosto de 1981, representantes de sindicais participaram da 1ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), sediada na Praia Grande
Publicado em
Como enfrentamento direto à ditadura militar, na luta pela democracia do país, liberdade sindical, por melhores salários e contra a repressão aos trabalhadores, há 38 anos os trabalhadores e as trabalhadoras de todo país davam os primeiros passos para a criação da maior central sindical do país.
Mais de cinco mil delegados e delegadas, representando 1.091 entidades sindicais de todo o Brasil, participaram da 1ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), que aconteceu na colônia de férias do Sindicato dos Têxteis na Praia Grande, em São Paulo, entre os dias 21 e 23 de agosto de 1981.
Considerado o maior encontro de militantes sindicais realizado no país, até então, a Conferência, foi a primeira reunião ampla de categorias diversas desde o golpe de 1964. Também estiveram presentes centenas de apoiadores e importantes delegações internacionais vindas de várias partes do mundo.
No último dia do encontro, no dia 23 de agosto, foi eleita a Comissão Nacional Pró Central Única dos Trabalhadores (Pró-CUT), com 56 membros, sendo 24 representantes de entidades rurais. Foi o primeiro passo para que, dois anos depois [28 de agosto de 1983], surgisse a maior entidade de representação das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros, da cidade e do campo, a Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Baseada em princípios de igualdade e solidariedade, seus objetivos são organizar, representar sindicalmente e dirigir a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, do setor público e privado, ativos e inativos por melhores condições de vida e de trabalho e por uma sociedade justa e democrática.
Presente em todos os ramos de atividade econômica do país, a CUT se consolida como a maior central sindical do Brasil, da América Latina e a 5ª maior do mundo, com 3.806 entidades filiadas, 7.847.077 trabalhadoras e trabalhadores associados e 23.981.044 trabalhadoras e trabalhadores na base.
CUT de volta à Praia Grande
Numa conjuntura parecida com a de 1981, 38 anos depois, a CUT voltará a Praia Grande para o 13º Congresso Nacional da CUT “Lula Livre”, entre os dias 7 e 10 de outubro, com o mote “Sindicatos Fortes = direitos, soberania e democracia”.
O Congresso que tem como objetivo intensificar e aprofundar o debate, definir estratégias e elaborar um plano de lutas para fazer frente aos desafios que estão colocados para a classe trabalhadora, para o movimento sindical e para o povo brasileiro, também vai eleger a direção para o período de 2019 a 2023.
Para acessar a matéria e também relevantes documentos sobre aquele momento histórico clique no link do Cedoc.
Por CUT