Herdeiro de Mujica, Orsi reconduz campo progressista ao poder no Uruguai
“Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje”, celebrou Lula
Publicado em
Uma grande vitória das forças democráticas, progressistas e de esquerda foi alcançada no Uruguai na noite deste domingo (24) com a eleição de Yamandú Orsi, herdeiro de Pepe Mujica, para a presidência do país que comemora 40 anos de redemocratização em 2025.
Líder da Frente Ampla que uniu a esquerda e a centro-esquerda, Orsi teve 49,8% dos votos contra 45,8% do candidato governista conservador Álvaro Delgado (Partido Nacional). Depois de 15 anos de governo da Frente Ampla (2005 a 2020) com Tabaré Vasques e Mujica e cinco anos de governo conservador, com Lacalle Pou, a esquerda retoma a liderança política no Uruguai que agora se junta a um grupo de países estratégicos para a integração latino-americana, sobretudo no âmbito do fortalecimento do Mercosul.
Com 99% das urnas apuradas, o presidente Lula festejou a volta da esquerda ao comando do Uruguai. “Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje. Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional.”, assinalou Lula.
Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito @OrsiYamandu, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje. Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e…
— Lula (@LulaOficial) November 25, 2024
Na manhã desta segunda-feira (25) Lula telefonou para Orsi e comunicou que quer encontrá-lo durante cúpula do Mercosul, que será realizada no Uruguai em 6 de dezembro, conforme nota divulgada pelo Palácio do Planalto.
A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, também foi às redes celebrar a eleição de Orsi. “Grande vitória da Frente Ampla nas eleições do Uruguai! Saudamos o presidente eleito, Yamandú Orsi, e todos os companheiros que participaram dessa jornada democrática. Um grande passo para aprofundar o diálogo e a integração regional, fortalecer o Mercosul e avivar a chama das grandes transformações em nossa região. Parabéns, companheiros!”, postou Gleisi.
Grande vitória da Frente Ampla nas eleições do Uruguai! Saudamos o presidente eleito, Yamandú Orsi, e todos os companheiros que participaram dessa jornada democrática. Um grande passo para aprofundar o diálogo e a integração regional, fortalecer o Mercosul e avivar a chama das…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) November 25, 2024
Desenvolvimento, justiça social e democracia
A vitória histórica foi comemorada, após o encerramento da apuração, nas ruas de Montevideo. Em seu discurso, Orsi, que tem 57 anos, é professor de História e ex-prefeito de Montevidéu, reafirmou seu compromisso com a inclusão, democracia e diálogo e prometeu que sua gestão será marcada por um equilíbrio entre crescimento econômico e justiça social e combate à pobreza.
“Já são 40 anos de uma democracia ininterrupta, onde decidimos o futuro do país de forma livre e soberana. Isso é um privilégio que devemos cuidar”, destacou o presidente eleito, conforme divulgou o site Brasil 247.
Orsi reiterou a promessa de governar para todos os uruguaios com políticas públicas baseadas no desenvolvimento sustentável e promoção da igualdade social. “Uruguai é um só, apesar de nossas diferenças territoriais. Quero um país que caminhe para o desenvolvimento, onde a prosperidade seja compartilhada e ninguém se sinta deixado para trás”, destacou, ao homenagear os ex-presidentes Tabaré Vázquez e Pepe Mujica.
“Aprendi muito com eles, e continuarei aprendendo. Minha tarefa é construir sobre essa base, com humildade, trabalho e profundo amor pelo país”, disse emocionado.
Líderes da América Latina, além do presidente Lula, parabenizaram Yamandú Orsi, como a presidente do México, Claudia Sheinbaum, o presidente do Chile, Gabriel Boric, Luis Arce, da Bolívia; Gustavo Petro, da Colômbia; da Venezuela, Nicolás Maduro e Santiago Peña, presidente de direita do Paraguai. Da Argentina, apenas a chancelaria parabenizou o povo uruguaio em mensagem na rede X.
Parlamentares comemoram
Parlamentares do PT foram às redes comemorar a vitória de Orsi. O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), destacou nas redes sociais que “venceu a proposta de um governo comprometido com a democracia, com a solidariedade social, com o desenvolvimento sustentável, com o combate à desigualdade e a integração Latino-americana”.
Eleito o candidato da Frente Ampla, Yamandú Orsi, presidente do Uruguai. Venceu a proposta de um governo comprometido com a democracia, com a solidariedade social, com o desenvolvimento sustentável, com o combate à desigualdade e a integração Latino-americana.
Foto:… pic.twitter.com/3tMkA4nkrV
— José Guimarães (@guimaraes13PT) November 25, 2024
O líder do partido na Câmara, Odair Cunha (PT-MG), também festejou o resultado. “A eleição de Yamandú Orsi, o nome apoiado por Pepe Mujica, como presidente do Uruguai significa a volta da esquerda e de um projeto que transformou a realidade do país, com ideais e políticas de justiça social e igualdade”.
A eleição de @OrsiYamandu, o nome apoiado por Pepe Mujica, como presidente do Uruguai significa a volta da esquerda e de um projeto que transformou a realidade do país, com ideais e políticas de justiça social e igualdade. Parabéns, Yamandú, por essa vitória tão expressiva para o…
— Odair Cunha (@odaircunhamg) November 25, 2024
Os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Fabiano Contarato (PT-ES) destacaram a importância do êxito para o campo progressista e a contenção da ofensiva de extrema direita mundial.
“A vitória de Yamandú Orsi nas eleições uruguaias representa uma conquista significativa para todo o campo progressista diante do levante conservador no cenário mundial”, escreveu Contarato.
“A extraordinária vitória de Yamandú Orsi e da Frente Ampla no Uruguai representa a volta das correntes progressistas ao comando desse país vizinho e irmão. Viva Pepe Mujica, com quem Yamandú e todos nós sempre aprendemos e ainda temos tanto a aprender! Viva a América Latina!”, postou Costa junto com vídeo de Pepe Mujica.
A extraordinária vitória de Yamandú Orsi e da Frente Ampla no Uruguai representa a volta das correntes progressistas ao comando desse país vizinho e irmão. Viva Pepe Mujica, com quem Yamandú e todos nós sempre aprendemos e ainda temos tanto a aprender! Viva a América Latina! pic.twitter.com/QbMJalHsT1
— Humberto Costa (@senadorhumberto) November 25, 2024
Na rede Blue Sky, o deputado federal e secretário Nacional de Comunicação do PT, Jilmar Tatto (PT-SP), também comemorou o avanço do campo progressista, assim como a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), Camila Jara (PT-MS) e Reginaldo Lopes (PT-MG).
“Os países da América Latina também saem ganhando, com uma escolha progressista, democrática e em defesa do Mercosul. Parabéns aos uruguaios e ao Pepe Mujica! Viva a América Latina!”, escreveu Tatto.
A população uruguaia escolheu, ontem, o seu novo presidente: @ysmandu. Os países da América Latina também saem ganhando, com uma escolha progressista, democrática e em defesa do Mercosul. 🇺🇾
Parabéns aos uruguaios e ao Pepe Mujica! Viva a América Latina! 👏
— Jilmar Tatto (@jilmartatto.bsky.social) Nov 25, 2024 at 11:19
“Parabéns irmãos e imensa alegria pela vitória do candidato do campo da democracia e desenvolvimento justo!”, postou Rosário na rede X.
Yamandu Orsi venceu no #Uruguay ! Parabéns irmãos e imensa lrguwios pela vitória do candidato do campo da democracia e desenvolvimento justo!
Viva Pepe Mujica e a Frente Ampla. Parabéns Uruguai!!! @OrsiYamandu pic.twitter.com/C9X3SQLOWs— Maria do Rosário (@mariadorosario) November 25, 2024
“O Uruguai Esperançou! Yamandú Orsi foi eleito presidente do Uruguai e marcou o retorno da esquerda ao poder. Parabéns ao nosso líder inspirador, Pepe Mujica, por conduzir a militância da Frente Ampla nessa vitória!”, publicou Camila Jara.
O Uruguai Esperançou! Nossos irmãos latino-americanos escolheram fazer diferente. Yamandú Orsi foi eleito presidente do Uruguai e marcou o retorno da esquerda ao poder. Parabéns ao nosso líder inspirador, Pepe Mujica, por conduzir a militância da Frente Ampla nessa vitória! pic.twitter.com/S9EiU5VnlK
— Camila Jara (@camilajarams) November 25, 2024
“O Uruguai escreveu mais um capítulo bonito da sua história. Não dá pra falar dessa vitória sem lembrar de Pepe Mujica, um símbolo vivo de justiça social, simplicidade e dedicação ao povo. Ver alguém como Orsi, que tem Pepe como inspiração, assumir a presidência é uma esperança de que o Uruguai seguirá no caminho certo”, escreveu Reginaldo Lopes.
Ontem, o Uruguai escreveu mais um capítulo bonito da sua história. Yamandú Orsi, candidato da Frente Ampla, foi eleito presidente, e não dá pra falar dessa vitória sem lembrar de Pepe Mujica. Aos 89 anos, ele foi votar logo cedo e, depois, comemorou dançando com o povo – uma cena… pic.twitter.com/Nv7L4MDuUz
— Reginaldo Lopes (@ReginaldoLopes) November 25, 2024
Sopro de democracia
Orsi foi prefeito de Canelones, a segunda maior cidade do Uruguai, e também da capital, Montevidéu. Há trinta anos se aproximou de Pepe Mujica e integrou o Movimento de Participação Popular (MPP), liderado pelo ex-presidente.
O político cresceu durante a ditadura uruguaia (1973-1985), e vivenciou experiências que definiram suas escolhas política. “Aquele sopro de ar fresco com o retorno da democracia nunca me deixou”, declarou antes da eleição em entrevista à Reuters. Ele governará sem maioria absoluta na Câmara dos Deputados, mas tem 16 das 30 cadeiras do Senado com a Frente Ampla.
“Foi uma grande vitória, vamos para nove países no campo mais progressista da América Latina. Isso é muito positivo para essa frente antifascista mundial, é animadora essa vitória”, exaltou Lejeune Mirhan, analista internacional no programa Bom Dia 247 desta segunda-feira (25).
Da Redação