‘Heróis da Democracia’ visitam Dilma e reafirmam apoio contra golpe

Presidenta recebeu, no Palácio da Alvorada, os deputados federais que votaram contra o parecer da comissão do impeachment; para eles, golpe não passará

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Os deputados federais que votaram contra o parecer da comissão do impeachment na Câmara dos Deputados fizeram uma visita à presidenta Dilma Rousseff, nesta quinta-feira (14), no Palácio da Alvorada. Após a votação, Dilma chamou esses parlamentares de ‘Heróis da Democracia’ e agradeceu o “inestimável e histórico apoio”.

“Nós temos de ver nesse grupo a coragem de defender uma posição, um compromisso político e um compromisso com esse nosso Brasil, a coragem política. Aqui tem gente corajosa”, destacou Dilma.

A presidenta afirmou que é preciso “ter certeza que é possível construir um caminho de crescimento, é possível construir um caminho de inclusão social. Coragem e esperança são as duas forças que nos movem”.

“Este é um gesto de agradecimento da presidenta com os que votaram nela na Comissão”, afirmou a deputada Jandira Feghali, (PCdoB-RJ), após o encontro. Na avaliação da parlamentar, o impeachment não será aprovado.

O deputado Sílvio Costa (PTdoB-PE) também acredita que o golpe não passará na Câmara. Segundo ele, 203 deputados votarão contra o impeachment no próximo domingo em plenário.

dilma-deputados-contra-impeachment-democracia-Silvio-Costa-Foto-RobertoStuckertFilhoPR

Dilma ao lado do deputado Sílvio Costa (PTdoB-PE). Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

O deputado Weverton Rocha (PDT-MA) ressaltou que a mensagem da presidenta Dilma foi de otimismo.

“A presidenta passou sua mensagem de otimismo, sabendo que, mesmo nas grandes dificuldades, você tira lições. E uma dessas lições é saber que existe o outro dia. Então, a segunda-feira será o dia de recomeçar. Recomeçar por dentro, no diálogo, chamando o povo brasileiro a se unir, porque nós somos maiores que essa crise. O PDT vai lutar até o final para que se defenda de forma intransigente a nossa Constituição e a democracia brasileira“, garantiu.

A presidenta Dilma também citou as ruas como instância de “luta” democrática. Ela lembrou aos deputados que foi conquistada a mobilização das ruas com a consciência democrática em nível similar ao do movimento das Diretas Já, que exigiu eleições para presidente em 1984.

“Algo que, independentemente de ser contra ou a favor do governo, as pessoas que tinham e têm compromisso democrático participaram”, ressaltou.

dilma-deputados-contra-impeachment-democracia-Foto-RobertoStuckertFilhoPR (3)

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Entre os presentes no encontro estavam também os deputados Orlando Silva (PCdoB – RJ), Arlindo Chinaglia (PT-SP), José Mentor (PT-SP), Pepe Vargas (PT-RS), Wadih Damous (PT-RJ), José Guimarães (PT-CE), Luciana Santos (PCdoB-PE), Benedita da Silva (PT-RJ), Zé Geraldo (PT-PA), Afonso Florence (PT-BA); os ministros Ricardo Berzoini e Jaques Wagner; e os hoje deputados Marcelo Castro (PMDB-PI), Celso Pansera (PMDB-RJ), Antônio Carlos Rodrigues (PR-SP) e Mauro Lopes (PMDB-MG).

Na segunda-feira (11), o governo conquistou 41,5% dos votos da comissão, com votos de deputados do PT, PP, PMDB, PSD, PR, PDT, PC do B, PSOL, Rede, PT do B, PTN e PEN. Eles se posicionaram a favor da legalidade e contra o golpe.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias, com informações do Blog do Planalto

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast