Homenagem do Partido dos Trabalhadores a Wanderley Guilherme dos Santos

O Partido dos Trabalhadores associa-se à família, aos amigos, colegas, alunos, ex-alunos e leitores nas homenagens ao professor Wanderley Guilherme dos Santos, que nos deixou neste sábado.

Foto: EBC

Wanderley Guilherme dos Santos foi um dos mais importantes intelectuais do Brasil moderno. Cientista político, destacou-se desde a juventude pela inteligência, capacidade de trabalho e espírito crítico. Durante décadas compartilhou seu saber, como professor universitário, pesquisador e autor; participou ativamente do debate nacional em diversas publicações e, nos últimos anos, por meio de sua página na internet, que modestamente intitulou de “Segunda Opinião”.

Tinha apenas 27 anos, em 1963, quando publicou o ensaio “Quem dará o Golpe no Brasil”, ainda hoje uma das obras de referência sobre os antecedentes históricos e o contexto político e social que daria origem ao golpe de 1964. Wanderley sabia escrever a história “a quente”, como poucos, sempre com agudo senso de perspectiva. Seus textos podiam ser ácidos ou irônicos, mas sempre criteriosos na análise e de alta qualidade literária. Amava o que fazia.

A independência foi outra marca deste intelectual militante, no sentido mais profundo dessa expressão. Mesmo desvinculado de correntes partidárias, Wanderley produziu uma obra acadêmica comprometida com sua visão humanista do mundo e que sempre teve lado: o dos que lutam pela transformação da sociedade brasileira. Sua obra é essencial para compreender o país, nossos conflitos e potencialidades. Foi um professor do Brasil para mudar o Brasil.

COMISSÃO EXECUTIVA NACIONAL DO PT

26 de outubro de 2019