Homenagens a Marielle Franco mobilizam o Brasil e o exterior

Atos estão sendo realizados em vários estados em homenagem a Marielle e Anderson Gomes, assassinados na noite de quarta-feira (14)

Arquivo pessoal

Marielle Franco

O assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes na noite de quarta-feira (14) gerou uma onda de indignação e revolta em todo o país, e também no exterior, assim como manifestações de solidariedade e homenagem à atuação da parlamentar.

Ativista, militante dos direitos humanos, Marielle estava em seu primeiro mandato e vinha denunciando o abuso de policiais do Rio de Janeiro contra moradores de comunidades cariocas. A parlamentar também havia sido escolhida relatora da Comissão da Verdade, criada no estado desde a intervenção federal.

Atos em homenagem a Marielle e contra a impunidade e o assassinato de militantes progressistas no país foram realizados em dezenas de cidades brasileiras em pelo menos 16 estados. No Rio de Janeiro, desde a manhã de quinta-feira (15), foi montada uma vigília em frente à Câmara Municipal, na Ceilândia, que durou até a saída dos corpos de Marielle e Anderson.

Ato na Ceilândia

Em São Paulo, o PSOL e movimentos sociais lotaram o vão do Masp, na Avenida Paulista, depois seguiram para a porta do escritório da Presidência da República.

Ato no MASP em homenagem a Mariella e Anderson

Ato contra o genocídio negro “Marielle, presente”

Homenagem a Marielle em Salvador

Vigília em Curitiba

Projeção em Belo Horizonte

Em Londres, um grupo de manifestantes realizou uma manifestação em frente ao Parlamentou Europeu, onde eurodeputados também homenagearam a vereadora e o Podemos, partido espanhol, entregou uma carta pedindo que as negociações entre a União Europeia e o Mercosul sejam suspensas até resolução do caso.

Praça Luís de Camões, Lisboa, Portugal

No Congresso Nacional, mulheres, parlamentares, servidores e militantes dos direitos humanos carregavam girassois e uma faixa pedindo a apuração do crime.

MARIELLE FRANCO, PRESENTE!Ato na Câmara dos Deputados em homenagem à vereadora Marielle e seu motorista Anderson Gomes, brutalmente assassinados ontem no Rio de Janeiro.#NinguemvaisilenciarMarielle

Publicado por PT na Câmara em Quinta-feira, 15 de março de 2018

Ato solene em homenagem a Marielle no Congresso