Humberto Costa: “O PT será o maior partido de oposição do Brasil”

Senador pernambucano também afirmou que o Palácio do Jaburu é “o balcão de feira da República” e lembrou que até FHC exaltou honestidade de Dilma

(foto: reprodução / Twitter)

Último petista a discursar no Senado durante processo do impeachment, o senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que o afastamento da presidenta Dilma Rousseff é um atalho para os derrotados de 2014 tomarem o poder. “Estão substituindo o voto dos brasileiros por um acerto de gabinetes” disse.

Costa começou com uma defesa da honestidade da Presidenta: “‘Dilma é uma mulher honesta, ela não é criminosa’. Essas frases não são minhas, mas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, presidente de honra do PSDB”, disse. “No entanto, essa mulher honesta e que não é criminosa, na palavra de um dos maiores líderes da oposição, está às vésperas de ser afastada do cargo a que chegou pela vontade de 54 milhões de brasileiros, em um processo absolutamente kafkiano”, comparou.

O senador reforçou que não há crime de responsabilidade imputado a ela: “Dilma, uma Presidenta que não cometeu qualquer crime, está sendo acusada por um delito que não existiu. É uma farsa o crime de responsabilidade que tentam lhe imputar. Na verdade, a aliança que reuniu a grande mídia, a oposição, elementos do Poder Judiciário e do Ministério Público decidiu: ‘Dilma é criminosa. Agora, depois de também decidir a pena, que é o impeachment, vamos buscar o crime.’ É isso que tem acontecido até agora”, afirmou.

Humberto Costa também lamentou a ameaça a programas sociais que podem ocorrer em um governo de Michel Temer: “Não é apenas Dilma que este Senado derrubará nesta madrugada. Este Senado derrubará políticas iniciadas pelo trabalho revolucionário do Presidente Lula, que salvaram da pobreza extrema mais de 36 milhões de brasileiros; derrubará políticas que fizeram mais de 42 milhões de cidadãos e cidadãs ascenderem à classe média, no maior processo de mobilidade social da nossa história, um dos mais expressivos do Planeta; este Senado estará derrubando o Brasil do Bolsa Família, o Brasil do Minha Casa, Minha Vida, o Brasil do Pronatec, o Brasil do Fies, o Brasil do Prouni, o Brasil do Ciência sem Fronteiras, o Brasil das universidades e das escolas técnicas, o Brasil do Mais Médicos. Este Senado estará derrubando o Brasil que deu certo e deixando vulnerável uma larga maioria de brasileiros aos quais essas políticas devolveram a dignidade“.

“Mais uma vez na sua vida, Dilma Rousseff está sendo vítima de um julgamento injusto. E uma vez mais na sua vida a cabeça dessa mulher está erguida”

Durante seu voto, o senador mostrou a clássica foto de Dilma Rousseff, na juventude, sendo interrogada em um tribunal da ditadura militar. “Essa é uma foto de 46 anos atrás, onde nós vemos uma mulher correta, honesta, honrada, que não havia cometido qualquer crime, ser submetida à arbitrariedade de um tribunal de golpistas. Ela está impassível, com a cabeça erguida, enquanto eles tentam esconder o próprio rosto”, elogiou. “Apesar da atrocidade a que ela foi submetida, apesar da tortura que sofreu, a sua cabeça permaneceu erguida, seu semblante foi – e é agora – um semblante de serenidade, porque traz a consciência limpa”, continuou. “Essa mulher é Dilma Rousseff. E nem as barbaridades a que ela se sujeitou foram capazes de fazê-la deixar de acreditar no futuro deste País e que vale a pena lutar pela democracia, pela liberdade e por um Brasil maior. Mais uma vez na sua vida, Dilma Rousseff está sendo vítima de um julgamento injusto. E uma vez mais na sua vida a cabeça dessa mulher está erguida”.

“Não esperem de nós gestos incendiários, mas também não esperem complacência, corpo mole e muito menos qualquer tipo de composição com o governo golpista e vergonhoso que mancha a história do nosso País”

Para finalizar, o senador afirmou que o PT será o maior partido de oposição do Brasil. “Se formos para a oposição, estaremos nas ruas a partir de amanhã para cobrar implacavelmente as ilusões que vêm sendo vendidas e dar publicidade a todos os processos que virão. Faremos uma oposição qualificada e consistente dentro deste Congresso Nacional e nas ruas do Brasil. Não esperem de nós gestos incendiários, mas também não esperem complacência, corpo mole e muito menos qualquer tipo de composição com o governo golpista e vergonhoso que mancha a história do nosso País”, concluiu.

Veja na íntegra:

 

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast