Inclusão: Duarte Júnior e Creuzamar prometem criar ‘Minha Casa, Minha Vida São Luís’
Chapa prioriza parcerias com Lula para melhorar transporte público e garantir moradia digna, entre outras ações: “Junto com o governo federal e estadual, nós vamos cuidar daqueles que mais precisam”, diz Duarte
Publicado em
O candidato à Prefeitura de São Luís (MA), Duarte Júnior (PSB), e sua vice Creuzamar de Pinho (PT), intensificaram nesta semana, nas ruas, a agenda da campanha eleitoral. Na quinta-feira (19), pela manhã, Duarte Júnior e Creuzamar de Pinho encontraram-se com o presidente Lula em Alcântara, na região metropolitana de São Luís. Lula esteve na cidade para assinar um termo de conciliação com as comunidades quilombolas do município de Alcântara, encerrando uma disputa de 40 anos pela área no entorno do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), da Força Aérea Brasileira (FAB).
Junto ao presidente Lula, Creuzamar de Pinho, mulher negra e quilombola, celebrou a entrega de títulos de regularização fundiária e destacou o momento histórico para Alcântara e todas as comunidades quilombolas do Brasil. “A assinatura desse acordo é um marco em uma luta que durou décadas. Esse gesto reafirma o compromisso de Lula com a justiça social e reforça nossa conexão com pautas essenciais para a região. Juntos, seguimos firmes na defesa dos direitos dos povos quilombolas e no reconhecimento de seus territórios,” afirmou.
‘Minha Casa, Minha Vida São Luís’
Na quarta-feira, Duarte Júnior participou de um debate na TV Mirante com os candidatos à prefeitura de São Luís, onde apresentou suas propostas para diversas áreas, como apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social e de rua, turismo, cultura, juventude, moradia, saúde, e geração de emprego e renda.
Durante o debate, Duarte Júnior destacou os desafios cruciais para a moradia digna e propôs a implementação do Minha Casa, Minha Vida em São Luís. Para o candidato, a situação das palafitas, como em Vila Jumento, Ipase e Jaracati, é alarmante e exige uma resposta imediata. “A falta de infraestrutura básica, como banheiros, é inaceitável e sublinha a necessidade de um plano abrangente para garantir moradia digna,” avalia.
Leia mais: Efeito Lula: Minha Casa, Minha Vida bate recorde de vendas e impulsiona setor imobiliário
Além disso, ressaltou, a entrega de projetos como o Residencial Mato Grosso precisa ser uma prioridade efetiva, não apenas uma meta em discurso. “A moradia digna é um compromisso que deve ser assumido com seriedade e urgência para que se torne uma realidade para todos os cidadãos e cidadãs de São Luís”, enfatizou em seu discurso.
Para Duarte Junior, a implementação do programa Minha Casa Minha Vida Municipal é uma estratégia essencial para isso. Ele enfatizou que será a primeira vez na história da cidade que um prefeito trabalhará em colaboração com o governo do estado e o governo federal. “Essas parcerias com as esferas estadual e federal são fundamentais para maximizarmos os recursos disponíveis, utilizando terrenos que podem ser doados pelo Estado e os investimentos do PAC para a construção de moradias populares,” avaliou.
Políticas para a juventude
Duarte Júnior também enfatizou a relevância de políticas públicas inclusivas e ações concretas voltadas para a juventude. Ele identificou a busca pelo primeiro emprego como a principal demanda dos jovens em São Luís e propôs incentivar empresas a contratarem essa faixa etária por meio de programas específicos, especialmente no Centro Histórico da cidade.
Duarte Júnior mencionou a intenção de revitalizar casarões abandonados do Centro Histórico de São Luís, oferecendo incentivos fiscais, como a redução de impostos de 5% para 2%, para atrair investimentos. Além disso, citou a parceria com a Universidade Ceuma para a criação de um polo que oferecerá cursos técnicos e profissionalizantes em horários acessíveis aos jovens e adultos.
O candidato acredita que revitalizar essa área com novas oportunidades de trabalho, além de gerar mais empregos, contribuiu para promover o desenvolvimento do Centro Histórico como um espaço vibrante e acessível. “Estamos criando um ambiente propício para que nossos jovens tenham mais oportunidades de trabalho e renda. O Centro Histórico pode se tornar um hub de empreendedorismo e consumo, beneficiando tanto os jovens quanto a economia local”, afirmou Duarte Júnior.
Educação
Durante o debate, Duarte Júnior foi sorteado para comentar sobre educação e defendeu propostas para promover uma educação pública e de qualidade. Ele também propôs a utilização das escolas nos fins de semana pela comunidade, permitindo que crianças, adolescentes e jovens tenham acesso a aparelhos esportivos. Ele também ressaltou a importância de investimentos em clubes de futebol profissional e propôs uma política municipal focada no desenvolvimento do esporte. “Essas ações não apenas promovem a inclusão social, mas também contribuem para a formação de jovens atletas e o fortalecimento da cultura esportiva na cidade,” ressaltou.
Cultura
Em resposta à pergunta sobre cultura, Duarte Júnior frisou a importância de investir em eventos culturais, como a feira do livro, e anunciou a intenção de reativar o circo da cidade: “Vamos resgatar a nossa real cultura, a nossa raiz. Nossos blocos tradicionais e a Madre Deus estão abandonados. Vamos garantir aporte para a cultura.” Para o candidato, essas ações são fundamentais para valorizar as tradições locais e promover um ambiente cultural vibrante em São Luís.
Transporte público de qualidade
Durante o debate, Duarte Jr destacou a insatisfação com o contrato atual das empresas de ônibus, afirmando que o serviço não atende às necessidades da população. Ele se comprometeu a romper o contrato assim que assumir a prefeitura, buscando garantir uma prestação de serviço de qualidade.
Além disso, ele mencionou a intenção de estabelecer parcerias com o governo federal para implementar o programa Refrota, que, segundo ele, pode disponibilizar até 4 milhões de reais para renovar a frota de ônibus em São Luís, melhorando assim o transporte público na cidade.
Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.
Da Redação