Janja reúne ministras e parlamentares para discutir ampliação feminina nos espaços de poder
No evento no Palácio do Alvorada que encerrou as atividades do Mês das Mulheres, as participantes também debateram a mobilização para a eleição de prefeitas e vereadoras este ano
Publicado em
O presidente Lula e a primeira dama Janja abriram as portas do Palácio da Alvorada na noite de segunda-feira (25) para uma reunião especialmente preparada para receber deputadas e senadoras do PT e de partidos da base aliada, num jantar que discutiu a participação feminina nos espaços de poder e organizar a mobilização para a eleição de prefeitas e vereadoras este ano.
“Quando mulheres se encontram, se encontram também grandes ideias e ideais! O encontro vai seguir reverberando dentro de cada uma de nós. As experiências compartilhadas, o afeto multiplicado, as percepções e até mesmo as indignações que trocamos nesta noite carregam junto de si uma potência transformadora”, postou Janja em suas redes sociais junto com fotos do encontro.
Quando mulheres se encontram, se encontram também grandes ideias e ideais! Tenho certeza, e digo por mim, que o encontro que aconteceu ontem no Palácio da Alvorada vai seguir reverberando dentro de cada uma de nós.
As experiências compartilhadas, o afeto multiplicado, as… pic.twitter.com/MDS4Pr7PnM
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) March 26, 2024
Janja ressaltou ainda a luta por um parlamento com efetiva representatividade feminina. “Seguimos juntas nessa caminhada diária que é lutar por mais espaço na política e nos espaços de decisão e poder”, finalizou, sobre o evento que encerrou as atividades do Mês das Mulheres, teve a presença da presidenta do PT, deputada federal (PR) Gleisi Hoffmann e das ministras Cida Gonçalves, das Mulheres; dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; Margareth Menezes, da Cultura; Marina Silva, de Meio Ambiente; Luciana Santos, de Ciência e Tecnologia; Cultura e da ministra do Planejamento, Simone Tebet.
Várias parlamentares postaram em suas redes a foto oficial do encontro e destacaram a importância da união de forças femininas para o fortalecimento da luta por políticas públicas, igualdade, garantia de direitos e os desafios para as próximas eleições.
Feliz por voltar pela primeira vez ao Alvorada desde o golpe na presidenta Dilma, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) postou em seu perfil na rede X:
“Uma noite muito especial com Lula e Janja para debater os temas do Brasil é a participação das mulheres na transformação que estamos promovendo no país e que precisa acontecer com muita equidade”.
Uma noite muito especial com @LulaOficial e @JanjaLula para debater os temas do Brasil e a participação das mulheres na transformação que estamos promovendo no país, e que precisa acontecer com muita equidade. Foi meu primeiro retorno ao Palácio da Alvorada, desde a saída da… pic.twitter.com/bjWYXchYMO
— Maria do Rosário (@mariadorosario) March 26, 2024
A deputada Benedita da Silva também registrou o jantar. “Finalizando o dia em Brasília com um encontro com o presidente Lula, ministras e parlamentares. Seguimos na luta e construindo políticas públicas”, postou em suas redes.
Finalizando o dia em Brasília com um encontro com o presidente @LulaOficial, ministras e parlamentares.
Seguimos na luta e construindo políticas públicas!
📸 @ricardostuckert pic.twitter.com/0BYbj2Da2F
— Benedita da Silva (@dasilvabenedita) March 26, 2024
Dandara Tonantzin, deputada federal (PT-MG) destacou em suas redes que o encontro ajudou na solidificação da agenda de direitos e na organização para as eleições. Erika Kokay (PT-DF) escreveu sobre a importância do diálogo na superação de preconceitos.
Que orgulho fazer parte disto! Grande encontro de ministras, senadoras e deputadas com @JanjaLula e @LulaOficial pra preparar para os próximos desafios das eleições municipais e ampliar a agenda de diretos no país!
📷 @ricardostuckert pic.twitter.com/cBrIy7HoWE— Dandara Tonantzin (@todandara) March 26, 2024
Importante reunião da Bancada Feminina e das ministras de Estado com @LulaOficial e @JanjaLula no Palácio do Alvorada. Diálogo na construção de caminhos para a superação do machismo e por um país livre de qualquer preconceito. 📸@ricardostuckert pic.twitter.com/nbmIsgS8kl
— Erika Kokay (@erikakokay) March 26, 2024
Da Redação