Janot é o mais votado em eleição para procurador-geral

Com 799 votos, o procurador teve a votação mais expressiva desde a criação do sistema

Foto: Elza Fiuza/ Agência Brasil

O atual procurador-geral da República, Rodrigo Janot, foi o mais votado para continuar à frente da Procuradoria-Geral da República (PGR), na quarta-feira (6). A votação foi a mais expressiva de um candidato ao cargo desde a instituição da eleição em 2003, segundo a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

Janot recebeu 799 votos, 81,2% do total seguido pelos subprocuradores-gerais, Mario Bonsaglia, 462 votos, e Raquel Dogde, 402. Os três completam a lista que será enviada à presidenta Dilma Rousseff.  A maior votação antes dessa aconteceu em 2011, quando o Roberto Gurgel obteve 68,9% e também buscava a recondução ao cargo.

O mandato do atual procurador termina no dia 17 de setembro e, caso seja o escolhido pela presidenta Dilma, seu nome tem que ser aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado e pelo plenário da Casa, em votação secreta, para então tomar posse.

Nos debates dos quais participou, Janot garantiu que vai continuar trabalhando para manter a independência do Ministério Público e intensificará o combate à corrupção.

Rodrigo Janot ingressou no Ministério Público Federal (MPF) em 1984, atuou como secretário-geral do Ministério Público da União (MPU) e foi presidente da ANPR.

Da Redação da Agência PT de Notícias