Jean Paul quer explicações sobre plano de privatização da Petrobras
Requerimento de Jean Paul Prates convida presidente da Petrobras, Castello Branco, a explicar venda de ativos, como refinarias e fábricas de fertilizante
Publicado em
A Comissão de Infraestrutura (CI) aprovou, nesta terça-feira (26), requerimento do senador Jean Paul Prates (PT-RN), convidando o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, a comparecer ao Congresso para esmiuçar o programa de privatização das refinarias e das fábricas de fertilizantes estatal. “A privatização dessas atividades significa aumento de preços e até escassez de produtos”, justificou o parlamentar.
O modelo de privatização do governo federal prevê a criação de duas subsidiárias, uma reunindo ativos da Região Nordeste e a outra reunindo ativos da Região Sul. Tão logo sejam criadas, a Petrobras pretende vender 60% da participação acionária em cada uma dessas novas subsidiárias. “As atividades de refino, logística e fertilizantes são importantes, não apenas para a Petrobras, mas para o Brasil, em especial para o agronegócio”, adverte o senador. Ele diz que há risco de perda de soberania.
“Com a descoberta e o desenvolvimento de campos petrolíferos, principalmente na plataforma continental, o Brasil tem a oportunidade, que pouquíssimos países têm, de se tornar autossuficiente tanto na produção de gás natural quanto de fertilizantes nitrogenados”, lamenta.
Por PT no Senado