Jilmar Tatto impulsiona campanha de Ana Paula em Blumenau e discute Tarifa Zero

Evento teve como foco o debate sobre o Sistema Único de Mobilidade Urbana com Tarifa Zero, uma das principais bandeiras do secretário nacional de Comunicação do PT e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero

Divulgação

Para Tatto, a Tarifa Zero, uma das propostas de campanha de Ana Paula, tem o potencial de garantir o transporte público como direito universal e acessível

O deputado federal por São Paulo Jilmar Tatto, secretário nacional de Comunicação do Partido dos Trabalhadores (PT), esteve em Blumenau (SC), na manhã desta segunda-feira (16), para fortalecer a candidatura da deputada federal Ana Paula Lima (PT) à Prefeitura do município e se reunir com lideranças locais.

O evento teve como foco o debate sobre o Sistema Único de Mobilidade Urbana com Tarifa Zero, uma das principais bandeiras de Tatto, que também é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero.

Durante o encontro, Jilmar Tatto destacou a importância de um debate transparente e amplo sobre o tema, envolvendo todos os setores da sociedade. Segundo ele, o sistema de Tarifa Zero não deve se limitar ao uso do transporte apenas para o deslocamento ao trabalho, mas sim para todas as atividades diárias dos cidadãos.

“Em todas as iniciativas, em todos os âmbitos, você deposita no fundo o vale de transportes. […] Esse empregado vai usar o transporte não só para ir trabalhar e voltar, mas 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano”, afirmou.

Transporte, um bem comum

Tatto defendeu ainda que o transporte público seja tratado como um bem comum, assim como a saúde, e que a responsabilidade por sua implementação deve ser compartilhada entre os governos federal, estadual e municipal.

“A saúde é uma obrigação da união, dos estados e dos municípios. A mesma coisa vale para o transporte”, disse. Ele também ressaltou que os beneficiários de programas sociais deveriam ter acesso gratuito ao transporte público, com o governo estadual contribuindo para a cobertura dos custos.

🚌 #TarifaZero em Blumenau! Participei, hoje, de uma reunião da nossa candidata à prefeita do município Ana Paula Lima para discutir a gratuidade no transporte público. O @pt.org.br colocou na sua pauta de prioridades e nossas candidaturas estão levando nossa bandeira.

[image or embed]

— Jilmar Tatto (@jilmartatto.bsky.social) September 16, 2024 at 3:07 PM

Conheça o Time do Lula clicando aqui .

Sistema de transporte premiado

Durante o debate, a deputada Ana Paula Lima lembrou que Blumenau já teve um sistema de transporte premiado internacionalmente, mas que atualmente enfrenta graves problemas de qualidade e altos custos.

“Hoje temos um serviço de péssima qualidade, com a tarifa mais cara do estado, R$ 6,50, no qual as pessoas chegam a esperar uma hora no terminal para irem ao seu destino”, disse a deputada. Ela prometeu implementar a Tarifa Zero de forma gradual, começando pelos estudantes da rede pública de ensino e ampliando para toda a população.

Além disso, a candidatura à prefeitura obriga-se a buscar recursos federais para a aquisição de ônibus elétricos, que elaborem para a redução da poluição e do ruído na cidade.

“Por si só, o transporte coletivo não é capaz de resolver o problema da mobilidade urbana em uma cidade como Blumenau, mas já é um fator positivo”, destacou. Ana Paula Lima também defendeu a criação de um Plano de Mobilidade, com metas para o futuro, evoluindo o desenvolvimento sustentável da cidade.

Proposta Tarifa Zero

A proposta de Tarifa Zero, defendida por Tatto (PT/SP) e Ana Paula Lima (PT/SC), tem o potencial de transformar o transporte público em um direito universal e acessível, contribuindo para uma mobilidade urbana mais justa e eficiente.

Instrumento de dinamização das economias locais, a Tarifa Zero é mais uma bandeira do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para melhorar a vida do povo brasileiro.  Política defendida pelo secretário de Comunicação do PT e deputado federal Jilmar Tatto (SP)  desde os tempos em que ele foi secretário de Transportes da Prefeitura de São Paulo, a Tarifa Zero agora ganha um reforço de peso para as candidaturas da legenda nos municípios do país : a publicação  Tarifa Zero: Embarque nessa ideia com o PT.

Leia mais: Chegou a cartilha do PT sobre Tarifa Zero: saiba como implementar em sua cidade!

O projeto, que prevê uma oferta de transporte público gratuito e universal à população, nos moldes do Sistema Único de Saúde (SUS), servirá como modelo para que os candidatos do partido defendam, nestas eleições municipais, mais uma política de gestão pública construída para beneficiar o povo brasileiro.