Jilmar Tatto: “Temos de fazer em Sorocaba o que está acontecendo no Brasil, com Lula”

Em ato de apoio ao candidato a vereador Anderson Lima, na sexta (13), Tatto defendeu uma convergência de projetos com o governo Lula para a população de Sorocaba. “O Anderson pode fazer o debate sobre tarifa zero na Câmara Municipal”, afirmou

Divulgação

Jilmar Tatto e Anderson: apoio em massa da militância na Plenária do PT em Sorocaba (SP)

O secretário Nacional de Comunicação do PT, Jilmar Tatto, participou, na noite de sexta-feira (13), da Plenária do PT em Sorocaba (SP), em apoio a candidatura de Anderson Lima a vereador. Lima é aliado do candidato a prefeito Paulinho do Transporte. O ato contou com a presença de lideranças, como o ex-vereador Jojão e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, Leandro Soares, e do secretário do sindicato, Silvinho.

A Plenária atraiu uma massa de militantes e consolidou a candidatura de Lima como representante do time do Lula em Sorocaba, ao lado de Paulinho. No evento, Jilmar defendeu uma convergência da gestão local com o governo do presidente Lula para dinamizar o desenvolvimento do município. Ele citou obras federais como o Campus Sorocaba, que contará com um investimento de R$ 5 milhões para a construção do restaurante universitário.

Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.

Ele também mencionou a construção de um hospital e as obras do Minha Casa, Minha Vida, que irão aquecer o mercado de trabalho de Sorocaba. “São 540 moradias, a gente acompanha o trabalho do governo federal”, ressaltou o deputado.

“Lula recuperou programas sociais, o país está quase chegando no pleno emprego, a região está crescendo muito”, observou o parlamentar, frisando que o quadro positivo é resultado da política econômica do presidente, responsável por medidas de valorização do emprego e aumento da renda.

Tarifa Zero

“Eu faço um debate muito grande, além de defender nosso presidente Lula, e o que ele está fazendo no país mas, do ponto de vista temático, eu trabalho muito com o debate sobre a tarifa zero”, lembrou Jilmar. “Como eu fui secretário de Transportes em São Paulo, da Marta e do Haddad, e nós implantamos o Bilhete Único, tenho feito esse debate, da necessidade de o povo ter transporte de graça, para ir e vir”, destacou.

Leia maisBoulos e Marta priorizam tarifa zero no transporte, fim das filas no SUS e redução do abismo social em SP

Jilmar defendeu que o sistema de transporte pode ter características semelhantes ao Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece atendimento médico gratuito e universal à população brasileira. “É uma coisa maluca a gente não investir no transporte público”, opinou. “Quando você vai no posto de saúde, você não paga para fazer um curativo. Porque ele é público, gratuito e universal”, comparou.

“Tem gente no Brasil, principalmente da extrema direita, que acha que [o serviço] não deve ser público. Mas o esforço nosso é para que, assim como na saúde, na educação, o transporte também seja público, gratuito e universal’, defendeu. “Isso não é uma invenção brasileira, existem muitas cidades no mundo que tem a tarifa zero. No Brasil tem 116 cidades, no estado de São Paulo, 33”.

Chances de vitória

Para Jilmar, a campanha de Anderson ganha força a cada dia e deve ser vitoriosa no próximo dia 6 de outubro. “Nós do PT, estamos acompanhando muito de perto a campanha do Anderson aqui em Sorocaba”, destacou Jilmar. “A avaliação nossa é que ele tem todas as condições de ganhar a eleição”, reforçou.

“Pra mim é uma alegria muito grande, a campanha está boa, eu tenho conversado com o Anderson, o pessoal está com muito pique. Estamos juntos, na dor, na alegria”, brincou o deputado.

De acordo com o petista, a eleição de Anderson servirá para que o petista faça o debate da tarifa zero na Câmara Municipal de Sorocaba, cujo município só tem a ganhar com a implementação do sistema. Para Tatto, a tarifa zero tem a função de dinamizar as economias locais. “Onde ela foi implantada, o comércio aumentou 30%. O comércio ganha, o produtor, é uma cadeia produtiva”.

“Fortaleza política”

Anderson Lima agradeceu o apoio de Jilmar Tatto à campanha, classificando o parlamentar como uma “fortaleza política” no estado de São Paulo. “Jilmar é a maior força política do nosso grupo, meu padrinho político, meu amigo, um professor para mim”, enalteceu.

Conheça o time do Lula na Casa 13 clicando aqui.

“Se não fosse o Jilmar, não teríamos a musculatura política que temos hoje em Sorocaba. Obrigado por tudo o que fez por nós ao longo desses 14 anos. Foram mais de R$ 36 milhões para Sorocaba, não é pouca coisa”.

“Jilmar é hoje um dos deputados mais influentes do Brasil, da Direção Nacional do PT, tem contribuído para eleger vereadores, prefeitos e deputados por todo o estado de São Paulo”, concluiu Anderson.

Leandro Soares, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SP), chamou a atenção para a representatividade de Anderson Lima na disputa política em São Paulo. “Se nós não tivemos um entendimento da disputa de classes que a gente vive (…), temos de eleger alguém que tenha compromisso com os mais pobres”, defendeu Leandro.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast