Jogos Olímpicos têm protestos contra Temer e repressão

Em jogos no Mineirão e no Rio, torcedores levantaram cartazes com “Fora Temer”; no Rio, manifestante foi reprimido por Força Nacional

A Olimpíada no Rio de Janeiro começou com protestos contra o presidente golpista Michel Temer (PMDB) e repressão.

Durante a disputa de tiro com arco, na tarde deste sábado, um homem foi retirado à força da arquibancada do Sambódromo por agentes da Força Nacional, supostamente por ter gritado “Fora Temer”. O espectador – que estava portando um cartaz com os dizeres, mas alega não ter sido autor do grito – só retornou depois que um gerente do Comitê Olímpico informou que ele não poderia ser retirado do Sambódromo, segundo reportagem do UOL. Por conta disso, o manifestante perdeu a disputa pelo bronze, e só pode retornar na final.

No jogo de futebol feminino França versus Estados Unidos no Mineirão, doze torcedores foram expulsos do estádio devido a um protesto, entre eles uma senhora de 82 anos e uma criança. Integrantes do grupo estavam vestidos com camisetas  com letras que formavam a frase “Fora Temer”, e levantaram cartazes “Come back democracy”. Os manifestantes foram obrigados a sair do estádio por seguranças (veja nos vídeos abaixo).

Eduardo Ferreira, um dos torcedores retirados do Mineirão, explicou ao UOL Esporte que entregaram os cartazes e mesmo assim foram retirados pela polícia:”Embaralhamos as letras, para continuar dentro do Mineirão, mas não aceitaram. Nos retiraram mesmo assim. Foram dois polícias que vieram conversar, mas no túnel, sem as imagens das câmeras, estava cheio de policiais. Até tentaram nos qualificar, mas não teve como. Tirei a camisa com a letra e coloquei a do Galo, então não tinha motivo para me qualificar. Como não tinha mesmo, fomos embora”, completou o economista.

Neste sábado (6), durante o jogo da seleção feminina de futebol no Engenhão, o estádio inteiro entoou o coro Fora Temer. Veja no vídeo abaixo:

Outras manifestações já haviam acontecido durante os jogos, inclusive durante a estreia da seleção masculina de futebol brasileira no estádio Mané Garrincha em Brasília, na quinta-feira (4). Durante a cerimônia de abertura, Michel Temer também foi vaiado pela multidão durante sua curta fala.

Veja mais protestos na galeria:

Repercussão

Parlamentares e personalidades se manifestaram nas redes sobre a repressão aos manifestantes. A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) classificou como “um absurdo” a expulsão de espectador do Sambódromo pela Força Nacional. A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) lamentou em post no Facebook: “Inacreditável! Manifestar opinião agora dá prisão! Voltamos no tempo”.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) também se se manifestou através de suas redes: “Pessoas foram expulsas no Mineirão em Belo Horizonte, em um jogo das Olimpíadas!! São várias pessoas sendo detidas em diferentes locais e eventos. No Rio um homem foi preso porque gritou Fora Temer!!”

Os jornalistas Gleen Greenwald e Alex Cuadros se mostraram indignados: “Isto é uma afronta à liberdade de expressão. A lei especial para os Jogos Olímpicos proíbe mensagens “ofensivas” em estádios, manifestações políticas não”, escreveu Cuadros em posts no Twitter. “Como isso pode ser justificado?”, se pergunta. “A lei especial para a Copa do mundo também proibia mensagens “ofensivas”. Mas não foi usada para censurar opiniões políticas. Esta aplicação é nova”, disse.

Gleen respondeu ao post, dizendo: “Isso aconteceu várias vezes, e é claramente uma política: pessoas sendo removidas, mesmo detidas, por portar cartazes “Fora Temer”.

A jornalista Hildegard Angel lamentou em seu perfil no Twitter: “Sujeito tranquilo, com a família, preso por carregar cartaz Fora Temer”.

O jornalista Juca Kfouri se manifestou através de post em seu blog, onde critica: “Além de antidemocrático, o ato é de extrema burrice.”; segundo ele, isso estimulará novas ações.

Secretaria Estadual Mulheres PT/SP, se manifestou através de post em redes sociais, pedindo pelo direito à livre manifestação: “E a Ditadura prossegue… Mas não vão nos calar”.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast