JPT: Nota de solidariedade à luta do povo equatoriano

Site do PT

Juventude do PT

A Juventude do PT se solidariza com as juventudes equatorianas, com os movimentos de indígenas, sindicalistas e trabalhadores que estão nas ruas contra a carestia e os abusos de poder do governo de Guillermo Lasso.

A situação socioeconômica dos nossos povos latinoamericanos é grave após a pandemia, que gerou em nosso continente um aumento das desigualdades e empurrou para pobreza extrema milhares de pessoas. Esse quadro foi reforçado em países nos quais os governos adotaram medidas antipopulares respondendo aos interesses do Fundo Monetário Internacional (FMI), como o Equador desde os anos de Lenin Moreno.

As justas reivindicações lançadas pela CONAIE – Confederación de Nacionalidades Indígenas del Ecuador – foram recebidas pelo governo sem espaço para diálogo. As manifestações nas ruas foram recepcionadas com brutalidade policial, prisões arbitrárias e um Estado de Exceção declarado por Lasso. Denunciamos os abusos de direitos humanos reportados pela Alianza de Organizaciones por los Derechos Humanos e ressonamos as manifestações já feitas pelo Grupo de Trabalho do Foro de São Paulo e pelo Grupo de Puebla, para que estejamos atentos à crise político-social no Equador.

Nos colocamos ao lado da bancada do Unión por la Esperanza, que representa forte oposição aos governos neoliberais de Moreno e Lasso, na batalha contra o lawfare enfrentado pelas lideranças políticas do período do Presidente Rafael Correa, e que hoje utilizam todas as medidas possíveis na luta pela manutenção do Estado de Direito, mas, sobretudo, pela defesa e  proteção da vida do povo equatoriano ameaçado pelas armas.

25 de junho de 2022

Comissão de Relações Internacionais da JPT