Livro e homenagens marcam os 10 anos da morte de Luiz Gushiken

Em entrevista à TvPT, a jornalista Fernanda Otero fala sobre a obra que traz textos de 67 autores, entre eles o presidente Lula e a ex-presidenta Dilma

Reprodução/TvPT

Jornalista Fernanda Otero durante entrevista ao programa Jornal PT Brasil, quando falou sobre o livro que marca os 10 anos da morte de Luiz Gushiken

Para marcar os 10 anos da morte de Luiz Gushiken, a Fundação Perseu Abramo publicou o livro “A Nova Ordem Luiz Gushiken”, que será lançado em várias cidades, além da realização de atos solenes na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Luiz Gushiken foi sindicalista e presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, ao qual ele presidiu, um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores, deputado federal constituinte e também foi ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) durante o primeiro governo do presidente Lula. Ele faleceu em 13 de setembro de 2013.

O livro reúne textos do próprio Gushiken e de mais 67 autores, e foi organizado pela jornalista Fernanda Otero, que falou sobre a iniciativa durante entrevista nesta quarta-feira (13) ao Jornal PT Brasil, da Rede Povo de Comunicação do PT. O estúdio da TvPT, inclusive, leva o nome de Luiz Gushiken, uma merecida homenagem ao grande líder petista.

Fernanda Otero foi secretária de Luiz Gushiken, assessora e integrante da equipe de comunicação do PT na Alesp, e hoje coordena o Núcleo do PT na Irlanda, onde reside desde 2016 e trabalha como tradutora, intérprete e correspondente para sites e TVs do Brasil, além de apresentar o programa Pindorama Terra Brasilis, na Rádio FM Dublin.

Otero falou sobre a motivação que levou o grupo de pessoas que conviveram com Luiz Gushiken a produzir a obra.

“Desde 2015 quando nós organizamos uma sessão solene na Assembleia Legislativa de São Paulo em sua homenagem, numa iniciativa do deputado Adriano Diogo, a gente tem participado de eventos com o objetivo de resgatar a existência e a trajetória de Gushiken. Em 2021, durante a pandemia, reunida com o nosso grande companheiro Antônio Pádua Maia, nós pensamos em realizar algo em homenagem a Luiz Gushiken e a gente organizou um evento no Youtube com alguns amigos para falar sobre ele”, relembrou.

Fernanda contou durante a entrevista sobre um texto, escrito por Luiz Gushiken em 2013 e endereçado ao presidente Lula.

“A Selma Rocha, que é uma lutadora pela educação brasileira, me disse que tinha um texto que o Gushiken havia escrito para o presidente Lula em 2013 e que ficou guardado durante todo esse período. A partir daí nós pensamos que isso precisava ser divulgado, e vir a ser do conhecimento do mundo e, principalmente, do Partido e dos companheiros militantes pelos quais o Gushiken sempre trabalhou. Então nós pensamos em um trabalho que fosse feito sob a perspectiva de quem conviveu com ele. São 67 autores que nos honraram aceitando a possibilidade de lembrar um dos nomes mais marcantes da história do Partido dos Trabalhadores, da história da CUT e da comunicação inclusiva e popular”, explicou.

Textos de Lula e Dilma

De acordo com Fernanda Otero, o livro traz um texto assinado pelo presidente Lula, que recebeu a carta escrita por Gushiken, e um outro de autoria da ex-presidenta Dilma Rousseff, que comandava o país durante os eventos de 2013.

“O presidente Lula recebeu essa carta e comentou sobre ela, e o texto dele está no livro. A presidente Dilma também escreveu porque o texto do Gushiken falava justamente do que aconteceu em 2013, que a gente até hoje não entendeu. Até hoje a gente não sabe como se chegou naquele momento e o Gushiken apontava os caminhos, pela capacidade que ele tinha de ver o mundo, na perspectiva do que estava acontecendo na história do Brasil.

O título do livro é uma referência ao texto “Uma nova ordem mundial: o esgotamento do estado nacional”, que Gushiken publicou em 1994, quase 30 anos atrás.

“Eu acho que o Gushiken tinha uma perspectiva de cidadania global. E hoje quando o presidente Lula viaja para apontar possibilidades de construir um novo panorama mundial na política, ele usa esta inspiração de certa forma, este texto que a gente incluiu no livro para que as pessoas percebam que quando ele fala daquele momento, 30 anos atrás, parece que ele está falando do ano passado. A gente não queria que tivesse um ar profético, embora ele fosse um homem que buscou a religião e encontrou nela as respostas para uma sociedade de afeto, de amor, diferente do que a gente viveu nos últimos anos. A gente considera importante que as pessoas se apropriem dessas ideias para que possamos caminhar para um novo mundo”, afirmou.

Homenagens e atos de lançamento

Na quinta-feira (14), numa iniciativa do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), a Câmara dos Deputados fará uma sessão solene em homenagem a Luiz Gushiken. A solenidade será às 15h, no plenário da casa, com a presença dos familiares de Luiz Gushiken.

Na segunda-feira, 18 de setembro, a Assembleia Legislativa de São Paulo também irá promover um ato solene de lançamento do livro, numa iniciativa do deputado Paulo Fiorilo, líder da bancada estadual do PT.

Também, segundo Fernanda Otero, estão previstos atos de lançamento no Sindicato dos Bancários de São Paulo, em Recife, Indaiatuba (SP) e em Brasília.

Acesso à obra

O livro digital já está disponível para leitura no site da Fundação Perseu Abramo.

A obra também está sendo transformada em um audiobook, para permitir que as pessoas com algum tipo de deficiência visual possam ter acesso ao seu conteúdo. As gravações estão sendo feitas no Estúdio Marisa Letícia, da Rádio PT, em Brasília.

Quem desejar receber o livro físico poderá enviar um e-mail com a solicitação para  [email protected]