Lula convoca homens para enfrentar a violência contra a mulher

Presidente fez apelo emocionado em Pernambuco. Secretária Nacional de Mulheres, Anne Moura, anunciou ato nacional contra feminicídio para 7 de dezembro

Ricardo Stuckert/PR

PT convoca a sociedade brasileira a enfrentar a onda de feminicídio que assusta o país

Diante dos casos de estarrecedores de feminicídio que chocaram o Brasil nos últimos dias , o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo à sociedade para que haja um grande movimento nacional contra a violência de gênero. A declaração foi feita nesta segunda-feira (2), durante a cerimônia de retomada das obras do Trem 2 da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Ipojuca, Pernambuco.

Em seu discurso, Lula foi enfático ao cobrar uma mudança de postura masculina. Ele afirmou ser preciso criar um movimento nacional dos homens contra “os animais que batem e maltratam as mulheres” e que estupram as filhas. Segundo o presidente, o país precisa de lições de caráter, dignidade e respeito às companheiras. Ele conclamou os presentes a se unirem a ele em um esforço para conscientizar o país de que o homem não nasceu para ser violento, exigindo que aqueles que desejam a entrar nessa luta levantem a mão.

Bastante emocionado, o presidente lembrou os ensinamentos de sua mãe, dona Lindu. Ele contornou que foi criado ouvindo o conselho de que, se não fosse bem no casamento, deveria se separar, mas nunca levante a mão para bater em uma mulher. Lula citou ainda a brutalidade dos episódios recentes , mencionando o caso de um homem que disparou duas pistolas contra a companheira nesta semana.

Repercutindo o tema, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, afirmou em suas redes sociais que cada notícia de morte por questão de gênero é estarrecedora e defendeu a união para enfrentar este momento. A ministra ressaltou que as mulheres querem viver, ter paz, amar e trabalhar, e conclamou a população a levar esse debate para todos os lugares, endossando o apelo para que os homens participem ativamente do enfrentamento à violência.

Também pelas redes sociais, a secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Moura , anunciou a realização de um grande ato nacional no próximo dia 7 de dezembro, às 10h, para fortalecer o feminicídio e sensibilizar a sociedade. Anne afirmou que a violência contra a mulher continua sendo uma realidade brutal que não pode ser normalizada e alertada para o perigo do que chamou de “silêncio dos bons”.

A atriz expressou horror ao ver uma sociedade calada diante da misoginia e dos crimes brutais contra crianças. Para ela, não é possível que a sociedade não acorde diante da vulnerabilidade exposta diariamente. Anne finalizou alertando sobre a importância da consciência política, pedindo que os participantes pensem bem ao escolher seus representantes no próximo ano, pois as respostas para essa crise passam por quem decide as políticas públicas.

Da Redação do Elas por Elas

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast