Lula Day: sétima edição do evento acontece em Barcelona no sábado (25)
Encontro comemorativo dos 80 anos do presidente Lula, que contará com a participação on line de Edinho Silva, será espaço para debates e reflexões em defesa da democracia, justiça social e direitos humanos
Publicado em
No próximo sábado, 25 de outubro, acontece em Barcelona, na Espanha, o 7º Lula Day Internacional: Um Encontro de Diálogos e Reflexões , em comemoração dos 80 anos do presidente Lula. Além do aspecto festivo, o evento também tem como objetivo promover a democracia, a justiça social e os direitos humanos.
Organizado por coletivos e comitês de solidariedade com Lula e a democracia no Brasil, o evento foi inspirado no “Mandela Day”. Para celebrar a vida e o legado de Lula, o Lula Day conta com a presença de líderes políticos, ativistas e militantes do partido.
O primeiro Lula Day foi realizado em 2019, com 23 atividades em dez países, incluindo Argentina, Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Portugal e Reino Unido.
Giuditta Ribeiro, uma das organizadoras do evento, explica como surgiu a comemoração. “Inicialmente, os eventos do Dia de Lula eram basicamente comemorativos com uma festa de aniversário, bolo e algumas manifestações nas ruas”, conta Ribeiro.
“Depois da pandemia de Covid, que impediu muitos militantes de sairem às ruas, eu e um jornalista colega nos Estados Unidos chegamos à conclusão de que ideias nos limitam a festas, e sim que deveríamos partir também para o debate político”, explica.
“A ideia é sempre destacar os avanços do governo Lula e dar visibilidade a algumas causas. Em comum com as comissões, os eventos têm este princípio, o dos debates com políticos, movimentos sociais, além de apresentações artísticas. Somos um movimento independente, nos autofinanciamos com nossas reservas”, detalha.
Giuditta complementa: “Este ano, o Lula Day conta com uma música tema escrita pelo jornalista Marco da Costa, intitulada Perfume y Pólvera. Também foi decidido que não teremos bolo de aniversário, mas sim serviremos melancia como o símbolo da liberdade do povo palestino”, conta.
Participantes e Apoiadores
Os debates que fazem parte do Dia de Lula contarão com a participação, por videoconferência, do presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Edinho Silva, além de dirigentes do partido como Henrique Fontana, secretário-geral nacional, Misiara Oliveira, secretária nacional-adjunta da Secretaria de Relações Internacionais, e a deputada Benedita da Silva (PT-RJ). Também participa dos debates o secretário nacional de Participação Social do governo Lula, Renato Simões, que há dois anos colabora com o evento, assim como Paulo Okamoto, presidente da Fundação Perseu Abramo (FPA).
A Escola Nacional de Formação Política do PT, o Instituto Lula e o Psoe (Partido Socialista Operário Espanhol) também são apoiadores do evento, que contará ainda com parlamentares e representantes de partidos europeus e de profissionais da mídia.
Paralelamente ao Lula Day em Barcelona também serão realizadas diversas atividades em outros países, organizadas pelos comitês parceiros do evento: Comitê Lula Livre Genebra Suisse, Comitê Lula Day Ravenna Itália, Democracia para o Brasil Reino Unido, Núcleo PT China, Justice Humanas Barcelona, Comitê Lula Presidente Barcelona, Comitê Lula Day Bruxelles, Miguel Kamiunten-Japão, Marco da Costa/Estados Unidos, jornalista, escritor e do tema Lula Day 2025, Comitê Lula Day 2025, Comitê Lula Day 2025 Dia Verona e Democracia e Resistência da Alemanha.
Durante os debates no dia 25, em Barcelona,também serão realizadas apresentações artísticas de Catalina (bailarina) e Luis (intérprete de música andina e do mundo) “La danza de la quena”, apresentação de dança, *Coro Lulalalá / Barcelona, Luísa OCL, Teka, Toia, Tatiana e Anna Ly.
O Lula Day será realizado no Centro Cívico Patti LLimona, na cidade de Barcelona, das 11h às 19h.
Confira aqui quem participa do 7º Lula Day
Veja a programação completa do 7º Lula Day
Da Redação , com Coordenação do Lula Day
