Lula defende frente internacional para barrar avanço da direita

Recado foi passado a Juan Carlos Monedero, fundador do partido espanhol Podemos, que o visitou nessa quinta (22). “Democracia no Brasil se chama Lula”

Ricardo Stuckert

Juan Carlos Monedero, fundador do Podemos espanhol: visita a Lula

O ex-presidente Lula recebeu nesta quinta-feira (22) a visita de Juan Carlos Monedero, um dos fundadores do partido espanhol Podemos. Eles conversaram sobre a necessidade de uma articulação internacional para fazer frente ao avanço da direita em todo o mundo.

“Lula está presente na consciência de toda América Latina e da Europa, enquanto seus carcereiros irão parar na lixeira da história”, disse o espanhol após o encontro.

“Acabo de me reunir com um homem justo e bom, que sabe que está num cárcere injusto, mas seus pensamentos seguem limpos”, relatou o espanhol. A tristeza do início da visita rapidamente se transformou em alegria por estar com Lula, contou Monedero.

“Me doía ver um presidente tão querido por um País atrás das grades. Mas saio contente porque vi um presidente que não vai se dobrar”, completou.

“A democracia no Brasil se chama Lula”

Monedero conta que dividiu com Lula a alegria de estar na Conferência do Conselho Latinoamericano e de Ciências Sociais (Clacso), essa semana na Argentina, onde o ex presidente foi aclamado pelos participantes. “Vi 40 mil pessoas chorando e gritando Lula livre. A democracia no Brasil se chama Lula”, disse.

Lula está preso injustamente e seu grande crime é contrariar interesses internacionais, avalia Monedero. “Não vamos esquecer que Lula está preso por defender o interesse de todo o País e que encarceram as pessoas que o poder veem como perigosas”, afirmou.

O cárcere que prende Lula é o mesmo que oprimiu Mandela e Gramsci, apontou. “Nos lembramos desses grandes homens, mas não de seus carcereiros.”

Ele também fez uma previsão sobre como o presidente eleito e seus aliados serão lembrados e como são vistos hoje no cenário internacional. “Ninguém que defende a democracia na Europa pensa que Bolsonaro é um democrata, ninguém que defende o Estado de Direito respeita o juiz Moro, hoje ministro da Justiça, recompensado por ter encarcerado por ter encarcerado um homem justo e bom”, completou.

Leituras

O político espanhol também partilhou as impressões sobre as leituras de Lula. “Ele está lendo sobre o papel do petróleo no poder dos Estados Unidos sobre o continente latinoamericano. Essas leituras confirmam que que está no cárcere por salvaguardar as riquezas do Brasil para os brasileiros e brasileiras. Ler História é a maneira de entender que o que lhe ocorre é porque no continente latinoamericano não há democracia  porque os Estados Unidos não permitem”.

Por Luis Lomba, direto de Curitiba para a Agência PT de Notícias