Lula e Dilma entregaram 1,1 milhão de cisternas no Nordeste

Em Alagoas, 3º estado a receber o projeto Lula pelo Brasil, foram mais de 63 mil cisternas entregues, transformando a vida de quem convive com a seca

MDS/Divulgação

Governos Lula e Dilma criaram programa de convivência com a seca

Quem é do sertão nordestino sabe que seca não se combate, se convive. E a melhor forma de conviver com o semiárido é armazenando, seja água, sejam alimentos. Uma tecnologia barata e simples para armazenar água no semiárido é a cisterna, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai conferir de perto em Alagoas.

Terceiro estado a receber a visita do ex-presidente na sua viagem pelo Nordeste, pelo projeto Lula Pelo Brasil, Alagoas recebeu 63.560 cisternas nas gestões petistas. Lula vai percorrer as cidades de Penedo, Arapiraca e a capital Maceió, nos dias 22 e 23 de agosto.

Lula atravessa, nesta terça-feira (22), às 16h, o Rio São Francisco e chega de barco no Porto de Penedo onde será recebido pela população e por autoridades. Na quarta-feira (23), o ex-presidente receberá o título doutor honoris causa na Universidade Estadual de Alagoas no campus de Arapiraca, às 10h. No mesmo dia, ele segue para um ato marcado para as 18h, em Maceió, quando finaliza sua passagem pelo estado.

Uma casa com cisterna é um pequeno oásis no meio de seca”
Tereza Campello

Ao todo, nos 13 anos em que o Partido dos Trabalhadores estive na Presidência da República, foram entregues 1,2 milhão de cisternas em todo País, sendo 1,1 milhão no Nordeste. O programa de cisternas dos governos do PT ganhou até o Prêmio de Política para o Futuro de 2017 da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Isso significa 1,2 milhão de famílias, em torno de 4,6 milhões pessoas beneficiadas. É uma população gigantesca beneficiada por essa ação barata, simples e que é uma solução estruturante e não apenas emergencial”, afirma a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do governo Dilma Rousseff, Tereza Campello.

Lula inaugura Cisterna em lagoa Seca, na Paraíba, em 2003

Para se ter uma ideia da importância desta ação no Nordeste, é preciso saber metade dos nove estados da região tem mais de 85% de sua área caracterizada como semiárida.

Custando cerca de R$ 2.500 a R$ 3.000, as cisternas usam a superfície do telhado das casas para recolher a água da chuva e armazená-la. Uma cisterna cheia é suficiente para manter uma família e quatro pessoas tendo acesso a água durante oito meses.

“As cisternas trouxeram a possibilidade do sertanejo, apesar do período de estiagem, conseguir permanecer na terra, ter água para beber, água para cozinhar. Uma casa com cisterna é um pequeno oásis no meio de seca”, ressalta Campello.

A ministra do governo Dilma explica que a ideia de combater o semiárido, além de ser completamente equivocada, traz a perspectiva apenas de ações emergenciais e pontuais frente à seca, e não ações estruturais que criam condições para que o sertanejo e sua família consigam desenvolver formas conviver com aquela situação e sobreviver ao período da seca.

Cisterna instalada em residência garante água à família em período de seca

Ela frisa, ainda, que o armazenamento de água e alimentos não é pré-requisito apenas para quem vive em regiões áridas.

“É o que se faz, diga-se de passagem, também nos locais frios, onde você não consegue colher durante a neve. Ninguém combate a neve, ninguém combate o frio na Sibéria”, aponta.

Transformada em política pública pelos governos do PT, a tecnologia de uso das cisternas, assim como outras soluções de convivência com a seca, já eram utilizadas no sertão.

A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) foi uma das entidades da sociedade civil pioneira no uso de cisternas no sertão nordestino.

Rede formada por mais de três mil organizações como sindicatos rurais, associações de agricultores, cooperativas e ONG´s, a ASA está presente nos 10 estados que compõem o semiárido brasileiro, pondo em prática o projeto político da convivência com o semiárido.

As ações da ASA estão pautadas, principalmente, na cultura do estoque de água, alimentos, sementes, animais e todos os elementos necessários à vida na região, sendo a construção de cisternas o carro-chefe da sua atuação.

Porém, essas ações ainda eram isoladas e com um contingente pequeno diante da necessidade, porque sem a força do Estado, não se consegue replicar e dar escala a essas políticas.

“Foi isso que a gente começou a fazer. Transformamos o programa de cisternas em uma política pública e com isso passamos a replicar essa tecnologia e dar escala, a ponto de praticamente universalizar o acesso às cisternas”, completa Tereza Campello.

Cisterna instalada em residência garante água à família em período de seca

Políticas de convivência com a seca ameaçadas por Temer

Os retrocessos ao povo brasileiro, desde o golpe que derrubou a presidenta Dilma, também são sentidos nas ações de convivência do semiárido. Felizmente, aponta Campello, a política de cisternas não foi tão fortemente atingida, pois os governos do PT conseguiram entregar cisternas a praticamente todas as famílias que precisavam.

Além disso, as cisternas duram 30 anos sem precisar serem repostas. Porém, outras políticas que permitiam a convivência do sertanejo com a seca sentiram os retrocessos impostos pelo governo usurpador de Michel Temer.

Como é o caso Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado por Lula em 2003 para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar por meio da comercialização e aquisição direta de produtos de agricultores familiares.

“O PAA, que era um programa muito importante principalmente no Nordeste, praticamente acabou. A gente chegou a investir em torno de R$ 800 milhões por ano, esse ano não vai chegar a R$ 50 milhões”, conta a ministra Desenvolvimento Social e Combate à Fome do governo eleito.

Segundo ela, além das cisternas, as principais ações de convivência com o semiárido eram implantadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), extinto por Temer logo no primeiro mês que assumiu a Presidência.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Nordeste, entre agosto e setembro, é a primeira etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias