Lula vai à posse do presidente do Paraguai, Santiago Peña, e reafirma parceria

Cerimônia, nesta terça-feira (15), em Assunção, foi oportunidade para o terceiro encontro entre os dois políticos desde a eleição paraguaia

Ricardo Stuckert

O presidente Lula, durante a posse de Santiago Peña

O presidente Lula participou, nesta terça-feira (15), da posse presidencial de Santiago Peña, em Assunção, no Paraguai. Foi o terceiro encontro entre os dois desde a eleição paraguaia, o que, para o governo brasileiro, sinaliza para o aprofundamento da relação bilateral. “Queremos continuar a ter uma boa relação com o país vizinho, dando continuidade aos investimentos entre nossos países”, disse Lula, no Twitter.

O Brasil é o principal parceiro comercial do Paraguai e o maior investidor estrangeiro direto no país vizinho (US$ 904 milhões). Em 2022, o intercâmbio bilateral registrou recorde, acima de US$ 7,1 bilhões.

A cooperação entre os dois países abrange temas estratégicos como a usina Itaipu Binacional, combate a ilícitos, defesa, comércio e investimentos recíprocos.

O Paraguai abriga a terceira maior comunidade brasileira no exterior, atrás apenas de Estados Unidos e de Portugal. Estima-se que 245 mil brasileiros vivam no país vizinho.

Integração energética

No campo da integração energética, Brasil e Paraguai estão estreitamente ligados pela Itaipu Binacional, que responde por 8,72% da demanda de energia elétrica brasileira e é responsável por 86,4% do consumo no país vizinho.

Em 26 de abril de 2023, completaram-se 50 anos desde a assinatura do Tratado de Itaipu e, em 28 de fevereiro de 2023, foi quitada a dívida contraída por Itaipu Binacional para sua construção, por meio do pagamento das últimas parcelas do empréstimo assumido na década de 1970.

Infraestrutura

A segunda ponte internacional sobre o Rio Paraná (Ponte da Integração) e a ponte internacional sobre o Rio Paraguai são dois dos destaques entre os compromissos recentes assumidos por Brasil e Paraguai.

Durante o programa Conversa com o Presidente de segunda-feira (14), Lula reafirmou a prioridade do governo brasileiro em se aproximar dos países vizinhos e elogiou a relação com o Paraguai. “O Brasil precisa crescer, mas não pode crescer sozinho. Queremos que o Paraguai seja um parceiro diferenciado na relação com nosso País”, afirmou.