Maioria da população brasileira rejeita privatizações de Jair Bolsonaro

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda (9) indica que 67% dos brasileiros são contra projeto entreguista do governo que pretende “vender uma estatal por semana”

Fábio Rodrigues Pozzebom - Agência Brasil

Bom Bolsonaro e Guedes, desigualdade vem se agravando e economia está no fundo do poço. Queda de 10% no PIB no primeiro semestre e 1 milhão de desempregados a mais apenas na última semana de agosto.

O desgoverno de Jair Bolsonaro (PSL) é marcado por uma série de medidas impopulares e por ter um presidente despreparado que faz tudo aquilo que o povo é contra. Tanto é que o principal projeto apresentado em oito meses ataca os direitos dos trabalhadores com a reforma da Previdência, medida que não é aprovada pela população. E por falar nisso, o próprio Bolsonaro é reprovado por 38% dos brasileiros. Mesmo assim ele insiste em sua agenda de retrocessos, com o objetivo de privatizar diversas empresas públicas, acabando com a soberania nacional.

Mas a agenda entreguista do governo é mais uma das pautas que a população discorda de Bolsonaro. Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (9), 67% da população é contra a privatização de estatais. Ou seja, 2 em cada 3 brasileiros se opõem à venda de companhias públicas para empresas privadas.

Em 8 meses de governo, a população tem sido ignorada e deixada de lado. E se tratando de privatizações, o descaso deve continuar. Em entrevista ao Valor Econômico, o ministro da Economia Paulo Guedes afirmou que Bolsonaro insiste diariamente na venda de empresas públicas: “O presidente está conosco na privatização. Todos os dias ele cobra: ‘Poxa Salim, tem que vender uma por semana! Está demorando muito!”, revela Guedes sobre a ordem de Bolsonaro a Salim Mattar, secretário de Desestatização e Desinvestimento.

Para se livrar das empresas públicas, Bolsonaro tem a intenção de criar o Programa de Aceleração das Privatizações (PAP). De acordo com o ministro da Economia, as estatais a serem entregues para o capital privado são escolhidas pelo despreparado presidente, e através do programa são enviadas as propostas de desestatização ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Congresso, precisando da aprovação dos dois órgãos. Cabe aos parlamentares escutar o povo e rejeitar a entrega da soberania nacional.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Folha de S. Paulo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast