Manifestantes são presos por protesto na Câmara contra tragédia em Minas

Integrantes do grupo de teatro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fizeram ato de protesto contra a tragédia em Mariana (MG) causada pelo rompimento de uma barragem da mineradora Samarco, controlada pela Vale

Agentes da Polícia Legislativa da Câmara do Deputados agrediram e prenderam, nesta quarta-feira (25), integrantes do grupo de teatro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que fazia um ato de protesto contra a tragédia em Mariana (MG) causada pelo rompimento de uma barragem da mineradora Samarco, controlada pela Vale. Os manifestantes protestavam também contra o Código da Mineração que está tramitando na Câmara.

Os participantes da esquete teatral espalharam lama pelo piso e pelas paredes do Hall da Taquigrafia da Câmara e foram abordados por policiais legislativos. Quando um dos atores passou lama no braço de um dos agentes, desatou-se a agressão e a prisão dos manifestantes.

Os deputados Padre João (PT-MG) e Marcon (PT-RS), que passavam pelo local no momento do incidente, tentaram evitar a violência da polícia e acabaram agredidos também. Um dos agentes chegou a ameaçar Marcon de prisão.

Um dos manifestantes foi conduzido violentamente pelos agentes, chegando a ser sufocado, como mostram as imagens de um vídeo feito pela equipe do PT na Câmara. Deputados do PT – Valmir Prascidelli (PT-SP), Paulo Teixeira (PT-SP) e Moema Gramacho (PT-BA) – e do PSol foram ao Departamento de Polícia Legislativa (Depol) buscar informações e reclamar do uso excessivo de força e do tratamento diferenciado dos agentes para cada tipo de manifestante.

“São pessoas que estão no desespero, que perderam casa, perderam família, que vieram aqui para chamar a atenção das autoridades. E a segurança da Câmara tem lado: quando vieram os manifestantes (pró-impeachment), os coxinhas, a segurança da Câmara deu toda cobertura”, afirmou Marcon, que chamou a Polícia Legislativa de “despreparada e mal educada”.

Confira o vídeo com a agressão a um dos manifestantes e o protesto do deputado Marcon:

Do PT na Câmara