Agrônomo por formação, Marcelino Galo começou sua atuação política no campus da UFBA em Cruz das Almas, quando participou da Reconstrução da UNE em 1979. Filiado ao Partido dos Trabalhadores desde sua fundação, trabalhou na criação de diversos assentamentos por todo o Estado, adquirindo conhecimento e capacidade de dialogar com acampados e assentados.

Por toda a sua caminhada na luta pela terra, Marcelino Galo foi convidado pelo presidente Lula, no início do seu governo, para assumir a superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), sendo responsável pelo maior número de desapropriações de terra no país, naquele período. Em 2005, por sua firmeza ideológica e capacidade de atuação, Marcelino Galo foi eleito presidente estadual do PT, abraçando importantes bandeiras da militância como a luta das mulheres, da juventude e do movimento LGBT e sendo decisivo na articulação que conduziu à vitória da esquerda e do governador Jaques Wagner nas eleições de 2006.

Em 2008, Marcelino Galo assumiu a direção da Superintendência da Pesca e Aquicultura na Bahia (Seap/BA), onde desenvolveu um forte trabalho na promoção da participação e organização dos pescadores e marisqueiras. Agora chegou a hora de seguir em frente e garantir novas conquistas.

Mostrando a sua força para que a Bahia e o Brasil continuem seguindo em frente, Marcelino Galo continua os trabalhos agora como deputado estadual, seguindo os movimentos sociais pela reforma agrária, pescadores, comunidade LGBT, mulheres, juventude sempre visando melhorar, ainda mais, a vida das pessoas. Seu trabalho na Assembleia Legislativa envolve o acompanhamento das atividades das Comissões de Saúde e Saneamento, e a de Agricultura e Política Rural, que em ambas é titular.

PT Cast