Margarida Salomão agora lidera com folga e pode vencer no 1º turno em Juiz de Fora
Prefeita e candidata à reeleição do PT lidera corrida com 44,9% das intenções de voto, o que representa 56,3% dos votos válidos
Publicado em
A eleição para a Prefeitura de Juiz de Fora (MG), na Zona da Mata, pode ser definida já no primeiro turno, de acordo com a mais recente pesquisa realizada pela DATATEMPO. A prefeita e candidata à reeleição, Margarida Salomão (PT), lidera a corrida com 44,9% das intenções de voto, o que representa 56,3% dos votos válidos — número suficiente para garantir a vitória na primeira etapa da eleição pela primeira vez na história da cidade.
A pesquisa entrevistou 700 eleitores entre os dias 5 e 9 de setembro, com uma margem de erro de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento revela que Margarida tem uma vantagem considerável de 31,6 pontos em relação ao segundo colocado, o ex-deputado federal Charlles Evangelista (PL), que aparece com 13,3% das intenções de voto (16,7% dos válidos). Já Ione Barbosa (Avante) ocupa a terceira posição, com 12,3% das intenções (15,4% dos válidos), seguida pelo ex-deputado Júlio Delgado (MDB), com 6% (7,5% dos válidos). Os três estão tecnicamente empatados na disputa pelo segundo lugar, considerando a margem de erro.
Conheça as novidades da Casa 13 para as eleições municipais clicando aqui.
“Estes números confirmam o que tenho sentido no contato com a população, o reconhecimento do trabalho que tem transformado Juiz de Fora em uma cidade onde tudo é para todos. Vamos continuar trabalhando para reafirmar estes números nas urnas e trabalhar por mais quatro anos pelo desenvolvimento da cidade”, comemora Margarida.
Cenário espontâneo mantém liderança de Margarida
No cenário espontâneo — quando os eleitores são questionados sem apresentação dos candidatos —, Margarida mantém a liderança, com 39,1% das intenções de voto. Charlles Evangelista aparece com 9%, Ione Barbosa com 6,3% e Júlio Delgado com 2%. Isauro Calais (Republicanos) fica com 1,6% e Victoria Mello Vic (PSTU) não pontua nessa modalidade.
Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.
Voto homogêneo para Margarida
De acordo com a cientista social e analista da DATATEMPO, Taís Fonseca, a intenção de voto em Margarida é “bastante homogênea em todos os grupos sociodemográficos”, o que fortalece sua posição. Fonseca destaca que, a poucas semanas das eleições, a tendência é de vitória, a menos que surja uma mudança significativa na dinâmica política local.
Detalhes da pesquisa
A pesquisa foi realizada pela Sempre Editora e tem um intervalo de confiança de 95%. Os dados estão registrados no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o número 05472/2024.
Com o cenário atual, Margarida Salomão caminha para um resultado histórico, podendo garantir sua reeleição já no primeiro turno, um feito raro em Juiz de Fora. Entretanto, o cenário ainda pode se alterar nas próximas semanas, com a intensificação da campanha eleitoral.
Da Assessoria de Margarida Salomão, com Redação do PT