Maria do Rosário realiza caminhada da esperança com Olívio Dutra, lideranças e militantes

Na reta final, Porto Alegre recebe a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, para reforçar campanha petista e mobilizar a militância

Divulgação

No domingo (20), Maria do Rosário participou de um grande ato no Parque da Redenção

Neste domingo (20), a candidata à prefeitura de Porto Alegre, Maria do Rosário (PT), e a candidata a vice-prefeita, Tamyres Filgueira (PSOL), realizaram um grande ato no Parque da Redenção, seguido de uma caminhada que reuniu centenas de militantes e apoiadores. O evento contou com a presença do ex-governador Olívio Dutra (PT), dos deputados estaduais Miguel Rossetto (PT), Luciana Genro (PSOL) e Miguel Gomes (PSOL); do prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi (PT); do ex-deputado federal Henrique Fontana (PT-RS), de Manuela D’Ávila (sem partido), além de vereadores e vereadoras da chapa.

Em seu discurso, Maria do Rosário enfatizou que o time da mudança é formado por pessoas de todas as idades e bairros, que acreditam em uma Porto Alegre que retome seu papel de referência em qualidade de vida e educação, que preserve seus espaços de lazer e cuide das pessoas. “A soma da energia das pessoas e a esperança que sentimos em cada sorriso e palavra só pode resultar em uma coisa: vitória. No próximo domingo, estaremos juntas e juntos votando 13,” declarou.

Ela também ressaltou que o voto não é apenas para ela e Tamyres, mas sim para aqueles que mais precisam: “Venham conosco fazer a transformação”.

Durante a caminhada, Olívio Dutra convocou a militância a se empenhar nessa reta final para garantir mais votos para Maria e Tamyres. “Nesses últimos dias antes da eleição do 2° turno, temos que ser incansáveis na busca dos votos que vão assegurar a vitória do projeto que fará Porto Alegre voltar a sorrir,” afirmou.

Miguel Rossetto afirmou que Maria do Rosário e Tamyres Filgueira representam um projeto generoso de esperança e justiça para Porto Alegre. “Nós vamos construir uma nova Porto Alegre, onde o povo possa participar da construção de um novo futuro, dessa cidade que foi berço e símbolo da participação popular,” afirmou Miguel Rossetto.

Miguel Gomes, em seu primeiro mandato como deputado estadual, lembrou que, a uma semana das eleições que vão decidir o futuro de Porto Alegre, é hora de transformar votos e escolher entre dois projetos distintos para a cidade: “Uma Porto Alegre para todos, que atenda às periferias e às mulheres, ou uma cidade afogada na lama, governada em favor das elites econômicas.”

Apoio de Gleisi Hoffmann

Nesta terça-feira (22), a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, estará em Porto Alegre para reforçar a campanha de Maria do Rosário e mobilizar a militância na reta final para o segundo turno. Gleisi chegará à cidade às 11h30 para gravar programas eleitorais ao lado da candidata. À tarde, acompanhada por outras lideranças, militantes e apoiadores, ela participará de uma caminhada com Maria no centro da capital gaúcha. Gleisi deve deixar Porto Alegre por volta das 17h30.

 Plenária da Fetrafi

Na manhã desta segunda-feira (21), a candidata Maria do Rosário visitou o Pronto Atendimento Bom Jesus, localizado no bairro de mesmo nome, na zona leste de Porto Alegre, às 07h30.

Durante esse primeiro compromisso, ela destacou a importância de aumentar o número de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de resolver o problema das filas. “Há uma necessidade urgente em Porto Alegre de enfrentar as filas para especialistas, exames e cirurgias. É fundamental melhorar a resolutividade nas unidades básicas para que os prontos atendimentos não fiquem lotados”, afirmou.

À tarde ela participou de gravações. Já às 18h30, Maria do Rosário marca presença na plenária de fiscalização da Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras (Fetrafi), no centro da capital gaúcha.

Leia mais“PT sai maior deste primeiro round”, celebra Humberto Costa

Justiça eleitoral manda Melo retirar do ar propaganda difamatória e misógina contra Maria do Rosário

A Justiça Eleitoral decidiu, nesta segunda (21), que uma propaganda eleitoral veiculada pela campanha de Sebastião Melo contra a candidata Maria do Rosário possui caráter difamatório e misógino, e determinou a retirada e multa de 30 mil reais por dia que o material continuar no ar.

A decisão ressalta que a propaganda vincula a candidata a episódios de corrupção com os quais ela nunca teve relação, sendo, portanto, “sabidamente inverídica e difamatória à imagem da candidata”.

A peça de campanha em questão utilizava um jingle infantil, considerado pelo relator do caso como “jocoso e um tanto misógino”, além de se referir à candidata adversária como “Mariazinha”, termo que, segundo a decisão, demonstra um caráter discriminatório por razão de gênero, tratando a adversária “com reducionismo”.

O relator, Desembargador Francisco Thomaz Telles, destacou a importância da Lei n. 14.192/2021, criada para prevenir, reprimir e combater a violência política contra mulheres, como um marco importante para análise do caso. “A decisão de primeira instância foi omissa ao não valorar adequadamente a existência de eventual conteúdo ofensivo e misógino na inserção”, afirmou.

Com a nova decisão, a propaganda deverá ser retirada do ar, em cumprimento à determinação da Justiça Eleitoral, que reconheceu os prejuízos à honra e imagem de Maria do Rosário, além de reforçar a importância da proteção de candidatas mulheres contra práticas discriminatórias e ofensivas durante o processo eleitoral.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast