Marina copia Lula no programa de governo
Campos e Marina fugiam de perguntas difíceis se remetendo ao futuro programa de governo que, ao ser publicado, se revela um panfleto conservador recheado de recorta e cola
Publicado em
O programa da candidata à presidência pelo PSB, Marina Silva, copiou trechos de propostas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, feitas em 2006.
O texto copiado fala em ampliar o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para regiões de difícil acesso, com apoio das Forças Armadas. Além disso, a candidata promete apoiar a criação das Centrais de Regulação, também proposta por Lula em 2006.
Desde o início da união entre Rede e o PSB, o programa de governo era citado por Maria Silva e Eduardo Campos como o fiel da balança da união entre os dois grupos políticos. Nos debates e entrevistas, qualquer pergunta mais direta era remetida ao futuro programa. Mas, ao ser finalmente divulgado, após a morte de Campos, o documento se revelou uma composição de recorta e cola, cheia de enfase conservadora.
De acordo com o colunista Bernardo Mello Franco, da Folha de S. Paulo, além de Lula, Marina plagiou um artigo publicado na Revista da Universidade de São Paulo no capítulo sobre Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação. Nesta semana, o candidato tucano Aécio Neves (PSDB) também mostrou que Marina copiou trechos inteiros do Plano Nacional de Direitos Humanos, lançado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em maio de 2002. Das dez propostas da candidata do PSB para Direitos Humanos, quatro foram copiadas de decreto de FHC.
Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias