Em novo recuo, Marina passa a defender transposição do São Francisco

Quando ministra, defendeu. Candidata do PV à Presidência, condenou. Agora, defende novamente a obra do PT que está quase concluída

Na busca por uma chance de disputar o segundo turno contra Dilma Rousseff (PT), a candidata à presidência Marina Silva (PSB) resolveu alterar mais uma vez suas propostas de governo. Nesta terça-feira (30), a candidata afirmou, em discurso reproduzido em sua rede social oficial, que defende a transposição do rio São Francisco. Ocorre que Marina já foi incisivamente contra a obra.

“Eu continuarei fazendo o que me determinei: falar do nosso programa. O Passe Livre, a educação integral, a transposição do S. Francisco”, publicou.

A contradição do discurso está no fato da ex-senadora ter um histórico de luta contra uma das maiores obras de infraestrutura contra a seca em curso no Brasil.

Em 2010, a então pré-candidata pelo PV percorreu o semiárido nordestino para mostrar o tamanho de sua crítica ao projeto de transposição do Velho Chico. A mudança no curso de uma das mais importantes bacias hidrográficas do Brasil, foi iniciada em 2007, no governo do ex-presidente Lula e deve ser concluída em 2015.

No cargo de ministra do Meio Ambiente, Marina chegou a dizer que a obra não tinha nenhum impedimento ambiental e concedeu a licença ambiental para o projeto.

Orçado em R$ 8,2 bilhões, a transposição do rio São Francisco compreende 477 quilômetros de canais, divididos em dois eixos, levando água potável e acelerando o desenvolvimento da região. Segundo o Ministério da Integração, a obra beneficiará mais de 12 milhões de pessoas, de 400 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias

PT Cast