Marroni quer reconstruir Pelotas com experiência e participação popular
O candidato do PT à Prefeitura de Pelotas (RS), Fernando Marroni tem projeto com foco na promoção da sustentabilidade, prevenção às enchentes, e valorização da identidade cultural da cidade histórica
Publicado em
Na reta final da campanha, Fernando Marroni, candidato do PT à Prefeitura de Pelotas (RS), e a candidata à vice-prefeita, Dani Brizolara (PSOL), intensificam as atividades em bairros e comunidades. Marroni, que já foi prefeito de Pelotas de 2001 a 2004 e exerceu mandatos como deputado estadual e federal, também tem recebido apoio importante do Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras.
O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta, ressaltou que Fernando Marroni é o candidato do presidente Lula, reunindo experiência e a vontade de transformar Pelotas. “Marroni é a pessoa que a cidade precisa para enfrentar este momento difícil, especialmente após as enchentes. Sua determinação será fundamental para realizarmos as obras e investimentos necessários para que Pelotas volte a se reerguer,” declarou Pimenta.
Segundo Marroni, Pelotas está há cerca de 20 anos sob uma administração que não prioriza políticas públicas que atendam às diversas necessidades da população. Ele critica a falta de foco no desenvolvimento econômico e social, afirmando que a gestão atual atende apenas aos interesses de uma minoria privilegiada, promovendo uma política individualista e excludente.
Marroni também repudia as falhas da atual gestão na prevenção de desastres ambientais, destacando que o desmonte das estruturas de gestão pública e a falta de investimentos em áreas fundamentais agravam a situação. Ele afirma que as recentes inundações evidenciam a urgência de uma gestão mais eficaz e adaptada às mudanças climáticas.
Conheça o time do Lula na Casa 13 clicando aqui.
Com esse objetivo, seu plano de governo propõe um projeto claro de futuro para Pelotas, com foco na promoção da sustentabilidade, prevenção a desastres ambientes e e desenvolvimento da cidade. “Vamos fortalecer nosso sistema de proteção contra enchentes por meio de um Plano de Proteção, que inclui a limpeza de canais, o fortalecimento de diques, a drenagem e a dragagem, com um foco especial nas regiões afetadas pelas enchentes, visando a prevenção de novos episódios,” comprometeu-se.
O plano de governo de Marroni inclui o acesso a novos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo do presidente Lula, visando expandir a rede de água tratada para toda a população e melhorar o tratamento de esgoto por meio do fortalecimento do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (SANEP). “Vamos aumentar o índice de saneamento, reduzindo o esgoto a céu aberto e ampliando o abastecimento de água, com foco na redução do desperdício,” afirmou.
Refletindo sobre o drama vivido por muitas pessoas afetadas pelas enchentes, o ator Paulo Betti também enviou uma mensagem aos pelotenses: “Vamos votar em Marroni e eleger uma grande bancada de vereadores progressistas para ajudá-lo a cuidar do meio ambiente e a lutar contra a crise climática. Marroni também tem um canal direto com Lula, o que pode facilitar as demandas da cidade em Brasília,”.
Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.
Mobilidade Urbana
O plano de governo de Marroni também inclui propostas para mobilidade urbana. Destacam-se: a manutenção das vias por onde os ônibus circulam; duplicação da via de entrada da cidade; construção do viaduto na Avenida Fernando Osório e construção de nova estrada para o Laranjal, com acesso à Colônia Z3.
Nenhuma criança fora da escola
Marroni também tem um forte compromisso com a educação. Ele planeja retomar os projetos de reconstrução de 12 escolas infantis, ampliar o programa de escola em tempo integral, reformar e modernizar a estrutura das escolas municipais.
Compromisso com a saúde
Se eleito, Marroni quer garantir a participação de Pelotas em programas do governo federal que ofereçam recursos e iniciativas para melhorar a qualidade de vida da população, o que inclui aumentar a cobertura da Rede de Atenção Primária, o Pronto Socorro Municipal, a UPA e os serviços de saúde mental.
Minha Casa Minha Vida
Outra proposta de Marroni é consolidar uma nova etapa do Minha Casa Minha Vida, iniciativa importante para promover a dignidade e a inclusão social em Pelotas.
Compromisso com a cultura
Historicamente, o setor da cultura é um dos propulsores da economia em Pelotas, entretanto, segundo Marroni, vem passando por um desmonte de forma estratégica e cruel. O candidato à prefeitura de Pelotas propõe um plano robusto para revitalizá-lo.
Suas principais iniciativas incluem a restauração e manutenção de prédios históricos, com a reabertura do Teatro 7 de Abril, que é um ícone cultural de Pelotas. Além disso, fomentar a realização de eventos tradicionais, como a Fenadoce, a Feira do Livro, festas religiosas e o carnaval, reconhecendo que a identidade de Pelotas perpassa pelo fortalecimento da sua cultura e sua história.
Da Redação