Monica Valente: Cresce solidariedade internacional a Lula e ao Brasil

A solidariedade internacional é um dos valores mais importantes para a esquerda em todo o mundo. Durante o mês de janeiro , estão previstas inúmeras atividades de solidariedade a Lula e ao Brasil no exterior

Solidariedade Internacional a Lula

EN ESPAÑOL

Durante o mês de janeiro , estão previstas inúmeras atividades de solidariedade a Lula e ao Brasil no exterior. Até o momento, estão agendadas atividades em Frankfurt, Berlim, Colônia, Munique, Zurique , Paris, Londres, Barcelona, Estocolmo, Madrid, Nova Iorque e Cidade do México.  A programação está no site Brasileiros no Mundo Contra o Golpe .

Esse tipo de  iniciativa foi inaugurada durante a luta contra o Impeachment da presidenta Dilma em 2015 e 2016, quando muitos brasileiros e brasileiras residentes no exterior se mobilizaram na luta contra aquela que hoje denominamos primeira fase do Golpe.

São atividades organizadas por militantes da causa da democracia, muitos deles petistas, e que contam também com a ativa participação de pessoas não filiadas ao PT, mas que se identificam com um projeto de país com inclusão social, democrático e soberano. Logicamente, a militância dos e das petistas que vivem no exterior, muitos deles organizados em núcleos do partido, tem sido da maior relevância.

Junto com isso, contamos com uma fortíssima solidariedade de partidos políticos e lideranças  progressistas e de esquerda de todo o mundo, que estão se engajando nesta jornada de janeiro na defesa do presidente Lula e de seu direito de ser candidato nas eleições deste ano.

Para isso, contaremos com muitas atividades. Na ultima sexta feira, dia 12, divulgamos um manual de apoio em  espanhol e inglês para a Jornada Mundial de Solidariedade a Lula, em sintonia com a Campanha da Frente Brasil Popular “ Cadê as provas contra Lula?”, que pode ser acessada na página criada para reunir esses materiais.

Lá também podem ser encontrados muitos insumos em diversos idiomas acerca do processo contra o presidente Lula, como a tradução para o inglês do Livro “Comentários sobre a Sentença contra Lula’ , onde centenas de  Juristas dissecam  as arbitrariedades cometidas, bem como  vídeos legendados da equipe de Defesa de Lula, além de ampla divulgação da petição online “Eleição sem Lula é Fraude” que pode ser
acessada e assinada clicando aqui, dentre outros.

Como a grande mídia brasileira é totalmente partidarizada, é fundamental que possamos divulgar no exterior a verdade sobre essa perseguição política que são os processos judiciais movidos contra o Presidente Lula, e assim furar o bloqueio da grande mídia brasileira.

Durante o processo de impeachment, esse mesmo tipo de ações no exterior foi fundamental para desvelar a verdadeira face do golpe parlamentar, judicial  e midiático do Impeachment: o mundo sabe que as tais “pedaladas fiscais” foram apenas uma desculpa esfarrapada para tirar do governo uma Presidenta honesta e legitimamente eleita por 54 milhões de pessoas para implementar um projeto de país derrotado nas urnas por quatro vezes.

A solidariedade internacional é um dos valores mais importantes para a esquerda em todo o mundo; assim foi na luta contra as ditaduras latino americanas de triste memória e tem sido assim também na luta em defesa da soberania e da democracia e contra a restauração conservadora que vivemos atualmente na América Latina.

Por Mônica Valente, Secretária Nacional de Relações Internacionais

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast