Movimentos sociais e sindicais fazem ato em defesa da democracia e da Petrobras

Segundo o vice-presidente da Ubes, há urgência em impedir a onda conservadora que ameaça a democracia brasileira. Mobilização acontecerá nesta terça, na Câmara

Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas

Movimentos sociais e sindicais irão fazer um ato nesta terça-feira (11) em defesa da democracia, da educação e da Petrobras. A mobilização acontecerá às 14h, na Câmara dos Deputados. Para o vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundários (Ubes), Danilo Lopes, essa é uma ação necessária para defender a democracia brasileira, que sofre, atualmente, uma grande ameaça dos movimentos “reacionários”.

“A população brasileira está sendo ameaçada pelo conservadorismo. A defesa da democracia serve para impedir o avanço dessa onda conservadora que vem do Congresso Nacional e tem apenas o interesse de desestabilizar a economia e o nosso País”, explica Lopes.

Para ele, é de suma importância que os movimentos sociais e sindicais estejam engajados nessa luta. Para ele, os brasileiros não podem admitir nenhum tipo de retrocesso em relação a direitos conquistados ao longo de anos.

“Esse Congresso não tem interesse em ver o Brasil crescer”, protesta. Lopes afirma que, com a mobilização, os movimentos pretendem pressionar os parlamentares que apoiam a pauta mais conservadora.

A presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral, reforçou a defesa da Petrobras e garantiu que quem está disposto a manchar o nome da Petrobras visa fragilizar o Brasil.

Segundo ela, a UNE sempre esteve ao lado da democracia. Além disso, Carina garantiu que a entidade pretende defender a Petrobras para garantir que as riquezas da empresa continuem colaborando com a educação do País.

“As denúncias que estão sendo feitas em relação à empresa precisam ser apuradas e não podem manchar sua reputação. Quem quer tornar a Petrobras mais frágil, está indo contra o Brasil e tentando enfraquecer o País”, afirma.

Mobilizações – Agosto será um mês marcado por diversas mobilizações. Os movimentos sociais do campo e da cidade estão convocando seus integrantes a participarem dos atos do dia 20 de agosto, em todo o Brasil. O Partido dos Trabalhadores aderiu ao movimento, que tem como objetivo defender a democracia e os direitos sociais.

Outras mobilizações estão na agenda como a Marcha das Margaridas, que acontece nos dias 11 e 12. No dia 14, próxima sexta-feira, o Ato Nacional da Educação, que faz parte da abertura do Seminário Pátria Educadora – Plano Nacional de Educação, contará com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O evento será realizado a partir das 18 horas, no Centro de Convenções Brasil 21.

Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias