Mulheres são maioria entre os que desistiram de buscar emprego

Das pessoas desalentadas (quem desiste de procurar emprego, segundo IBGE), 54,31% são mulheres. Falta de vagas em creches e escolas é um dos principais motivos

PixHere

54,31% dos desalentados no Brasil são mulheres

Do total de desalentados no Brasil, 54,31% são mulheres, um dos principais motivos é a falta de recursos como vagas em creches e em escolas para os filhos, é o que mostra um levantamento feito pela consultoria Plano CDE, com base nos dados da Pnad contínua de 2018 e noticiado pelo G1.

Desalentado é o termo utilizado pelo IBGE para pessoas que desistiram de procurar emprego. No caso das mulheres, que são as principais responsáveis pelo cuidado da casa e de crianças, elas acabam desistindo por não terem quem assuma essas funções.

O diretor-executivo da consultoria Plano CDE, Maurício Prado afirmou para o G1 que “na maioria dos casos, a mulher acaba ficando presa às atividades domésticas”.

Só no ano de 2018, o desalento atingiu a 4,7 milhões de pessoas no Brasil, o equivalente a população inteira da Costa Rica.

Com base no nível de escolaridade, a pesquisa mostra que o desalento é maior entre a parte da população com ensino fundamental incompleto (40,6%).

No recorte por região, o Nordeste é onde mais se encontram pessoas que desistiram de procurar emprego (60%), apesar do local não corresponder nem a 30% da população brasileira.

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT com informações do G1

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast