Mulheres são premiadas por ações e trabalhos na pesca e aquicultura

“Vocês representam mulheres marisqueiras, indígenas, quilombolas, caiçaras, ribeirinhas, pantaneiras. Mas, também, mulheres gestoras, pesquisadoras e líderes”, afirmou o presidente Lula durante o evento

"Mulheres que têm nas mãos, no olhar e na sabedoria os rumos de uma atividade, de uma comunidade, de uma família”, afirmou o presidente Lula no evento

A 1ª edição do Prêmio Mulheres das Águas, iniciativa que busca dar visibilidade, reconhecimento e fortalecer o protagonismo feminino nos meios pesqueiro e aquícola, foi entregue a 7 ganhadoras na noite desta terça-feira, 19 de março, em cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Hotel Royal Tulip, em Brasília.

“Vocês representam mulheres marisqueiras, indígenas, quilombolas, caiçaras, ribeirinhas, pantaneiras. Mas, também, mulheres gestoras, pesquisadoras e líderes. Empreendedoras. Mães. Mulheres que têm nas mãos, no olhar e na sabedoria os rumos de uma atividade, de uma comunidade, de uma família”

A premiação reconhece e homenageia mulheres que se destacaram em ações e trabalhos nas áreas de pesca e aquicultura, promovendo sustentabilidade, justiça social, respeito aos territórios e dignidade humana. Foram recebidas 149 histórias inspiradoras de protagonistas do setor em 23 estados, além do Distrito Federal.

Veja a íntegra do pronunciamento do presidente Lula

“A conexão entre as mulheres e as águas vai muito além do papel de cuidado e nutrição. Ela é profundamente simbólica. As águas representam o ciclo da vida, a fertilidade e a renovação. Refletem a força, a resiliência e a grandeza das mulheres, e o que nós ouvimos aqui, nas histórias da Joana, da Lilian, da Ofélia, da Maria José, da Myuki, da Joice e da Nara são exemplos extraordinários dessas qualidades”, pontuou Lula durante a homenagem.

O presidente ressaltou que, ao falar das mulheres, “nunca é no singular”. “Vocês são únicas em suas histórias, mas também são várias. Vocês representam mulheres marisqueiras, indígenas, quilombolas, caiçaras, ribeirinhas, pantaneiras. Mas, também, mulheres gestoras, pesquisadoras e líderes. Empreendedoras. Mães. Mulheres que têm nas mãos, no olhar e na sabedoria os rumos de uma atividade, de uma comunidade, de uma família”, afirmou, destacando que o reconhecimento não está à altura da presença, da dedicação e da importância das mulheres no setor de pesca e aquicultura.

Saiba mais sobre o prêmio e as premiadas pelo governo

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, destacou a importância de reconhecer o trabalho de mais de 500 mil pescadoras no país. “Hoje é dia de colher, é dia de premiar, de homenagear, jogar luz sobre sete histórias de vida que merecem todos os nossos aplausos. Merecem ser celebradas para que se transformem em exemplo e para que suas vozes continuem a ser ouvidas pelas gerações que virão”, disse.

Ressaltando o papel da mulher em qualquer espaço, inclusive na pesca e na aquicultura, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, afirmou que não haverá retrocesso. “Nós vamos chegar onde nós quisermos. Se eles querem nos mandar para a cozinha, nós não vamos voltar. Se eles querem que a gente vá lavar roupa, nós não vamos lavar. Nós vamos continuar sendo pescadoras, marisqueiras, professoras, deputadas, nós vamos ser o que nós quisermos, onde nós quisermos, da forma que nós quisermos, com salário igual, com todos os direitos iguais”, avisou.

“A mulher nasce para fazer o que ela quiser fazer, porque ela é dona do seu nariz”, endossou o presidente Lula.

Da AgênciaGov