Na COP 30, PT debate defesa e sustentabilidade da Amazônia
Edinho Silva e dirigentes nacionais do partido presentes ao encontro defenderam o aprofundamento do debate sobre o clima e um modelo econômico e sustentável para a região
Publicado em
Nesta sexta-feira (14), dentro da agenda política paralela à COP30, foi realizado em Belém (PA) um debate sobre a defesa da Amazônia e a sustentabilidade. O encontro reuniu o PT, demais partidos progressistas e fundações. Pelo Partido dos Trabalhadores, participaram o presidente nacional Edinho Silva, o secretário-geral nacional, Henrique Fontana, Saulo Dias, secretário nacional de Meio Ambiente, Anne Moura, secretária nacional de Mulheres e Claudinha dos Santos, secretária nacional de Nucleação. Tereza Campello, diretora Socioambiental do BNDES, também participou da reunião que ocorreu na sede do PT do Pará.
O debate central durante a reunião se concentrou no compromisso do campo político progressista com a defesa da Amazônia e a evolução sustentável a partir da integração com a população da região.
Os presidentes das siglas e das fundações vinculadas reafirmaram a posição de priorizar a elaboração de propostas efetivas que abranjam a expansão econômica diretamente atrelada à preservação ambiental e à inclusão social de mais de 30 milhões de brasileiros dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. Além do Partido dos Trabalhadores, participaram o PDT, Rede, PCdoB, PSB e PV juntamente com representantes de suas fundações.
Leia mais: PT lança carta de Belém com manifesto pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal
Reunimos hoje, na sede do PT Pará, partidos progressistas para construir, juntos, a nossa agenda para uma Amazônia inclusiva, próspera, soberana, sustentável e profundamente democrática.
É no diálogo e na união das forças que sempre defenderam o povo, que avançamos.
Daqui a… pic.twitter.com/WNp1IY1dEk
— Edinho Silva (@edinhosilva) November 14, 2025
Durante o encontro, o presidente Edinho Silva destacou o aprofundamento do debate sobre o modelo de desenvolvimento da Amazônia e a reflexão sobre o tema pela centro-esquerda.
“O objetivo é proporcionar, durante a COP 30, um momento de um diálogo mais político para uma demarcação e construção do campo progressista global. Um espaço para a centro-esquerda debater os desafios e promover uma reflexão sobre o clima”, afirmou.
Edinho complementou reforçando a luta contra o negacionismo climático. “É o enfrentamento global das mudanças climáticas. Um embate contra o Trump, que é o porta-voz do negacionismo e do autoristarismo”.
Ouça o boletim da Rádio PT
Os encaminhamentos e propostas levantadas durante o encontro dos partidos e fundações progressistas vão servir de subsídios para aprofundamento desses temas nas mesas da Conferência do Clima (COP30).
Veja aqui a íntegra da Programação do PT na COP30 e saiba como participar
Da Redação
