Na Serra Gaúcha, Denise Pessôa prioriza diálogo com o povo para administrar Caxias do Sul

A arquiteta, ex-vereadora e deputada federal comandou a elaboração de um plano de ações que prioriza o cuidado com as pessoas e estimula o desenvolvimento do município

Divulgação/Instagram

Denise está à frente da Coligação União e Mais Ação por Caxias, que une as forças de sete partidos liderados pelo PT

No próximo dia 6 de outubro, as cédulas de votação das urnas eletrônicas do segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul, na Serra Gaúcha, mostrarão o nome de uma jovem arquiteta e urbanista, com especialização em administração pública. Denise Pessôa é a opção que o Partido dos Trabalhadores (PT) coloca à disposição dos 465 mil habitantes de Caxias do Sul (RS) para assumir o Poder Executivo municipal a partir de janeiro do próximo ano e até 2028.

Depois de quatro mandatos como vereadora e da eleição para a Câmara dos Deputados em 2022, a mãe do garoto Eduardo, é, aos 41 anos, uma líder política formada pelo diálogo. Denise se apresenta para a disputa eleitoral porque está preparada para o cargo, é quadro político novo e capaz, com o perfil adequado para assumir a Prefeitura de Caxias do Sul. Alguém que, por exemplo, conhece cada uma das 83 escolas da rede municipal de ensino e que tem experiência na Capital Federal.

Leia mais: Em vídeo, Lula pede votos em candidatos comprometidos com a reconstrução do país

A candidata esteve à frente de equipe que, desde fevereiro, atuou na preparação de um plano de ações, documento que ganhou o título de Mais Diálogo, Mais Futuro. A proposta de programa de governo participativo está disponível na internet para receber contribuições e tem apresentação agendada para a sexta-feira, 6 de setembro. Esse é o resultado do trabalho de 23 grupos temáticos, com mais de cem reuniões, e 27 reuniões regionais.

“É o projeto de um futuro seguro, com transformações que mudem a cidade com segurança, para que ela se firme como grande, o que já é”, explica o coordenador da campanha, Roberto Nascimento. “Ao mesmo tempo, se pretende fazer de Caxias um lugar mais humano, onde se cuida das pessoas, da educação, da saúde, com a preocupação para que o município esteja ligado ao Brasil, ao mundo, por meio da construção do aeroporto e de investimentos em infraestrutura viária.”

Conheça as novidades da Casa 13 para as eleições municipais clicando aqui.

Saúde

A melhoria na prestação dos serviços públicos de saúde é meta prevista no plano de ações. Os moradores da cidade carecem de melhor atendimento nas unidades básicas (UBS) – seis estão fechadas – e de investimentos para o aperfeiçoamento da atenção primária – há filas para consultas e exames. Como deputada federal, Denise Pessôa atuou para viabilizar, junto ao governo do presidente Lula, recursos que permitiram a ampliação em 110 leitos na capacidade hospitalar do município.

Universidade

O Mais Diálogo, Mais Futuro trata do atendimento de uma demanda antiga da população caxiense. “O presidente Lula já anunciou a criação de um campos da UFRGS aqui em Caxias, e comemoramos essa conquista histórica. A proposta do plano de governo é o município, sob nossa gestão, apoiar a instalação do campus da UFRGS em Caxias (e futura Universidade Federal da Serra Gaúcha) e integrar a nova instituição de ensino superior nas ações de melhoria das políticas públicas municipais”, explica o coordenador adjunto do plano de ações, Ramon Tisott.

Leia maisEleições 2024: Time do Lula entra na disputa para mudar as cidades do Brasil

A segurança pública também é tema presente no planejamento da candidata petista à Prefeitura de Caxias do Sul. Denise Pessôa quer fortalecer a Guarda Municipal e investir no uso da tecnologia para praticar a prevenção. A fim de garantir atendimento especializado a uma parcela da população que se mostra mais suscetível à violência, as mulheres, a candidata pretende criar a Patrulha Maria da Penha, dotada de agentes de segurança com qualificação específica.

A candidata e seu vice, Alceu Barbosa Velho (PDT), cumprem, desde o início da campanha eleitoral, agenda que prioriza a presença nos bairros da cidade. O objetivo é apresentar a chapa e colher contribuições para o plano de ações. Também há compromissos como caminhas pelo centro da cidade, para encontros com os trabalhadores no comércio; visitas a indústrias, para contato com os operários; a presença em feiras de produtores rurais; e reuniões com empreendedores.

Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.

“A gente pensa numa Caxias do Sul grande e humana, com um governo municipal que se preocupe com as pessoas”, explica Nascimento. Denise e Alceu Barbosa Velho estão à frente da Coligação União e Mais Ação por Caxias, que une as forças de sete partidos: o PT, o PDT, o PcdoB, o PV, o PSOL e o Rede Sustentabilidade e o Avante. No ano e meio de atuação parlamentar, a deputada federal conseguiu a aprovação de projeto de lei, na Câmara, que busca garantir o pagamento de pensão alimentícia.