Nelsinho Metalúrgico

Nascido em Esteio, cedo iniciou a trabalhar para ajudar sua família. Assim, aos 15 anos tornou-se metalúrgico e seguiu estudando, mesmo com sacrifícios. Formou-se em Economia pela Unisinos.

A militância política iniciou-se em Esteio, quando ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores na cidade. Em 1982, candidatou-se, pela primeira vez, a vereador por Esteio. Mudou-se para Canoas por questões profissionais e, após dez anos de lutas – muitas delas travadas no Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, entidade que presidiu de 1999 a 2010 – foi eleito vereador na cidade.

Na Câmara de Vereadores, destacou-se como o presidente que devolveu recursos ao Executivo economizados no legislativo municipal, através de medidas de controle dos gastos. Nelsinho foi convidado pelo prefeito Jairo Jorge para assumir a liderança do governo na Câmara em função de sua atuação comprometida e séria. Com muito empenho e trabalho junto aos movimentos sociais e lideranças de todo o estado, Nelsinho foi escolhido, em 2010, para representar a classe trabalhadora na Assembleia Legislativa.