“Nem que a vaca tussa” terá apoio da UGT

Atos em defesa dos direitos trabalhistas vão usar como mote a frase dita pela presidenta Dilma sobre alterações na CLT em seu governo

Na sexta-feira (26) as principais centrais sindicais vão realizar um manifesto em defesa dos direitos trabalhistas, batizada de “Nem que a Vaca Tussa”, em referência à expressão dita pela presidenta Dilma Rousseff, ao afirmar que não mudaria os direitos conquistados pelos trabalhadores.

“Vamos mostrar a força dos brasileiros, que estão mobilizados em reeleger quem fez muito pela classe trabalhadora e que não vai tirar direitos trabalhistas “nem que a vaca tussa””, disse Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Participe da campanha. Saiba onde buscar material de campanha no seu estado. Clique AQUI!

Em São Paulo, por exemplo, a mobilização será feita nas portas das fábricas da região do ABC e haverá um comício na Avenida Paulista, ao meio-dia. A União Geral dos Trabalhadores (UGT) vai convocar os trabalhadores do comércio e outras categorias de São Paulo para participar de uma caminhada no dia 3 de outubro, que vai sair da Praça da República até a Praça da Sé.

A defesa dos direitos trabalhistas ganhou força depois que a candidata Marina Silva (PSDB), antes do seu rotineiro recuo, disse que faria uma “atualização” das leis trabalhistas, mas preferiu não se comprometer em dar detalhes da proposta.

Para Patah, a maior preocupação da categoria em relação ao programa de governo da candidata é “a falta de segurança nas afirmações da Marina, o comprometimento com sistema financeiros e a redução dos subsídios públicos”.

Trechos do programa apontam para atualização da legislação trabalhista e terceirização: “a terceirização de atividades leva à maior especialização produtiva, à maior divisão do trabalho e, consequentemente, à maior produtividade das empresas”.

E mais: “algumas atividades que poderiam ser terceirizadas por empresas acabam realizadas internamente, em prejuízo da produtividade”.

Para Ricardo Utah, a terceirização deve ser olhada com muito cuidado para não precarizar as relações de trabalho. Ele aponta itens que a tornam extremamente danosa à classe trabalhadora.

Um deles é o que ele chama de Pejotização: “Em vez de ser contratado como mecânico, fresador ou outra função, o trabalhador será contratado como pessoa jurídica. Ele vai até a Prefeitura, abre empresa, emite nota fiscal”, define. ” O resultado é adeus a férias, 13º, FGTS e outros direitos assegurados pela CLT. É uma espécie de trabalho escravo moderno, embalado em nota fiscal.

Patah destaca outro ponto que merece atenção: “Ela retira do Estado a fiscalização e a vigilância sobre o trabalho e delega esse papel às empresas contratantes”, disse. ” Isso piora barbaramente as condições de saúde e segurança no trabalho, principalmente dos terceirizados. Na prática isso significa mais doenças, mutilações e mortes no trabalho”, alerta.

Por Aline Baeza, da Agencia PT de Notícias