“Nenhuma cidade evolui sem educação”, diz Major Denice em Salvador

Em debate transmitido pela Rede Bandeirantes, na quinta-feira (1º), candidata à Prefeitura de Salvador pela ‘Coligação que Cuida de Gente’ (PT/PSB) reafirmou compromisso de expandir creches e implementar escolas em tempo integral com educação bilíngue para crianças nas periferias. “Desde pequenininha, meus pais me ensinaram que a educação era a única possibilidade de transformação em nossas vidas”, afirmou Denice. “Votar em mim é se olhar no espelho. É ver nessa pessoa negra, da periferia, que estudou, se esforçou e que quer doar tudo que acumulou na vida”

Foto: Ulisses Dumas / Divulgação

Major Denice: "votar em mim é se olhar no espelho. É ver nessa pessoa negra, da periferia, que estudou, se esforçou e que quer doar tudo que acumulou na sua vida"

No primeiro debate entre concorrentes à Prefeitura de Salvador, transmitido pela Rede Bandeirantes, na quinta-feira (1º), a candidata do PT pela ‘Coligação que Cuida de Gente’ (PT/PSB), Major Denice, assumiu compromisso de uma gestão participativa, com inclusão popular, caso eleita. No debate, ela tratou de temas como transporte, habitação, emprego, violência doméstica e educação.

Denice reafirmou compromisso de expandir creches e implementar escolas em tempo integral com educação bilíngue para crianças nas periferias. “Desde pequenininha, meus pais me ensinaram que a educação era a única possibilidade de transformação em nossas vidas”, afirmou a candidata, que tem como vice na chapa a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB).

Denice explicou que o seu plano de gestão como prefeita prevê a implementação de creches mais próximas às casas das crianças que mais precisam, sobretudo nas comunidades. “Eu, como mãe, sei exatamente a importância das creches nas vidas dos nossos filhos. Sei como são importantes para o desenvolvimento deles e para a autonomia das mulheres”, afirmou, detalhando que irá aumentar as vagas de creches.

“Essas crianças estarão próximas às suas casas”, sustentou Major Denice, ao comentar também sobre a necessidade de diminuir a evasão escolar. “Isso é respeito às famílias, isso é respeito à nossa cidade. Nenhuma cidade evolui, nenhuma cidade cresce sem educação”.

Combate ao desemprego

Denice destacou ainda que quer transformar Salvador sob a perspectiva social, em resposta ao desemprego brutal que atinge 17,5% da força de trabalho. Ela afirmou que pretende criar 13 centros de economia criativa com o propósito de gerar empregos.

“É muito importante a gente perceber o que a pandemia trouxe de missão para nossas vidas”, constatou. “Se eleita, vou ajudar a pensar no que essa cidade tem de melhor, nossa criatividade”, argumentou Denice. Segundo ela, os centros auxiliarão “no pós pandemia  para a construção e reconstrução de nossa cidade”.

Mobilidade

No segundo bloco do programa, Denice comentou o que planeja para a mobilidade urbana em sua gestão: a construção de um “parque com ciclovia”, ao lado do VLT – veículo leve sobre trilho – cuja obra está sendo coordenada pelo governo do petista Rui Costa.

“O VLT é este metrozinho com qualidade excepcional e que o nosso povo do subúrbio merece. Minha proposta é trazer, ao lado desse VLT, um parque com ciclovias para que as pessoas possam aproveitar. Para que as famílias possam se reunir. E o vetor turístico, que foi afetado pela pandemia, também possa se recuperar”.

Habitação

A candidata pelo PT reafirmou o projeto de criar uma consultoria técnica de engenharia, em parceria com universidades, para a prevenção da construção de imóveis em áreas de risco de acidentes naturais.

“Morei desde criança em uma casa em que minha mãe me acordava com a casa alagada. Porque o desmoronamento de barro era iminente. Ela ia me carregando para o ponto de ônibus porque sabia que eu tinha que estudar. Eu vou trazer, sim, essa habitação digna pro meu povo, para a minha cidade”, disse, em resposta à candidata Olívia Santana (PCdoB).

Tecnologia acessível para todos

Major Denice afirmou que vai transformar os Centros Sociais Urbanos, já existentes em Salvador, em centros de inovação e tecnologia. “Nossa cidade precisa ser planejada a partir do subúrbio e da periferia, precisamos inverter as prioridades”, sustentou.

“Traremos espaços de tecnologia para quem mais precisa. Vamos fazer uma Salvador conectada, levar wi-fi para todos”, prometeu a petista. “A pandemia nos mostrou que as escolas não estavam preparadas para que os alunos pudessem usar tecnologia. Traremos a economia criativa a partir da tecnologia”, disse.

“Para isso, teremos o centro de inovação e tecnologia, onde o seu filho aprenderá a consertar, a produzir tecnologia, gerando renda”, finalizou, ao citar o Senai Cimatec como referência.

Violência doméstica

No terceiro bloco do programa, a petista lembrou que a capital não tem o centro de referência e acolhimento às mulheres e afirmou que vai criar a Casa Maria da Penha para mulheres vítimas de violência doméstica.

“Como uma mulher negra, sei exatamente o que sentem mulheres como eu quando sofrem diversas violências”, declarou, reforçando que o propósito da Casa Marias da Penha é “para que essa mulher seja acolhida, protegida, amparada. ”É muito difícil para nós, mulheres, o momento da denúncia.  A sua prefeita sabe entender você e está preparada para te ajudar”.

“Votar em mim é se olhar no espelho”

Major Denice finalizou sua participação no debate destacando sua própria bagagem de vida como um diferencial à frente da gestão da capital.

“Nós pedimos o seu voto. Eu peço seu voto. Votar em mim é se olhar no espelho. É ver nessa pessoa negra, da periferia, que estudou, se esforçou e que quer doar tudo que acumulou na sua vida. Tudo o que produziu na sua construção pessoal para transformar essa cidade. A missão que eu escolhi foi cuidar de você. O que eu vou fazer é cuidar da nossa gente”, concluiu Denice.