No Mercado de Casa Amarela, recifenses pedem volta de João Paulo
Em caminhada pelo Mercado Público em bairro da zona norte do Recife (PE), João Paulo recebe o carinho do povo, que pede sua volta à prefeitura
Publicado em
Moradora do bairro de Casa Amarela, na zona norte do Recife (PE), Maria de Fátima Silva aproveitou a manhã de sábado (20) para ir ao comércio local. Entre as lojas, encontrou o candidato a prefeito pelo PT, João Paulo.
Não pensou duas vezes. Largou as sacolas na loja e fez questão de cumprimentar o ex-prefeito.
“Meu voto já é dele. Desde que fiquei sabendo que ele ia voltar. Todos lá em casa também votam nele”, afirmou, com um sorriso no rosto.
A alegria é explicada pela lembrança da gestão de João Paulo, que já foi por duas vezes prefeito do Recife.
“No tempo de João Paulo, as barreiras nos morros não caíam, porque ele sempre estava fazendo aquele trabalho de prevenção. Lixo na rua a gente não via como vê hoje. Então hoje tem muita coisa que não estamos gostando e queremos que ele volte”, contou a professora de 49 anos, moradora do morro Alto José do Pinho, no bairro de Casa Amarela.
Ao lado de Silvio Costa Filho, candidato a vice-prefeito, João Paulo caminhou pelo Mercado de Casa Amarela, sempre sendo saudado por feirantes e clientes.
“Há uma lembrança muito significativa em toda a cidade do que era nossa gestão e hoje há um sentimento de uma perda muito grande, o sentimento de que a cidades está abandonada”, afirmou João Paulo.
O candidato destacou que pretende requalificar o Mercado de Casa Amarela e a área do entorno. “Mas não podemos fazer isso sem ouvir todos os setores, ouvir a população, os comerciantes e os moradores”, ressaltou.
“Já me comprometi com todos os comerciantes daqui do Mercado de voltar aqui, depois de eleito prefeito, para ouvir qual o melhor caminho para melhorar a situação dos mercados públicos”, completou o petista.
João Paulo dialoga com o povo
Para o vice-presidente da Associação dos Locatários do Mercado de Casa Amarela, Amauri Nascimento da Silva, é nítida a diferença entre as duas administrações de João Paulo e a atual gestão, comandada pelo PSB.
“A gestão de João Paulo era maravilhosa. A gente tinha muito contato, um diálogo próximo e hoje a gente não tem mais diálogo, com essa nova gestão. A gente não consegue falar com ninguém, não tem diálogo com eles”, contou.
Amauri espera que, eleito, João Paulo retome o mesmo trabalho que era feito antes, quando estava na prefeitura do Recife.
Outra comerciante da área, Kátia Palmeira, 35 anos, também lembra bem como foi a gestão do petista. “Foi um bom governo”.
“Vou votar nele para prefeito porque sempre votei nele. Eu acompanho João Paulo faz tempo, já. Na outra eleição que teve eu votei nele”, garantiu Kátia, que no dia do aniversário, ganhou um abraço do seu futuro prefeito.
Já a moradora do Projeto Buriti, na Macaxeira, Márcia Chagas, comemorou a candidatura de João Paulo. “Agora eu tenho candidato”.
E garantiu que, com João Paulo e Silvio Costa Filho, tem motivação e disposição de sobra para votar.
“Voto em João Paulo porque nos seus mandatos o recifense realmente teve vez e voz”, recordou.
Para ela, a eleição do ex-prefeito do PT é o momento de “mostrar aos fascistas que não queriam que o povo tivesse vez e voz, que o povo unido jamais será vencido”.
Ao final da caminhada, o candidato a prefeito do Recife destacou seu compromisso em resgatar os mecanismos de participação.
“Vamos voltar a ouvir a população e construir junto com ela melhores caminhos para que o povo seja feliz”, afirmou João Paulo.
Por Luana Spinillo, do Recife, para a Agência PT de Notícias