No Senado, Gleisi explica que PT fez a Petrobras se valorizar

Senadora desafiou aliados do golpista Temer a mostrar qual seria o prejuízo causado à Petrobras nos anos de governos petistas

Reprodução

Gleisi Hoffmann fala no plenário do Senado

A senadora Gleisi Hoffmann, presidenta do Partido dos Trabalhadores, defendeu nesta quarta (6), no plenário do Senado, que a Petrobras deve atender aos interesses nacionais e do povo brasileiro e não priorizar os investidores internacionais, como foi feito na gestão de Pedro Parente, sob o governo golpista de Temer.

“É impressionante como a greve feita pelos caminhoneiros causou impacto em relação a situação da Petrobras, por causa da política de preços dos combustíveis. Primeiro que a Petrobras está usando uma política de preços que onera o povo brasileiro para agradar os investidores”, afirmou Gleisi.

A senadora lembrou que uma parte das ações da empresa são dos investidores privados, ainda que seja uma empresa estatal. “Hoje a Petrobras está priorizando os ganhos dos investidores em detrimento do povo, por isso aconteceu a crise”.

“Com essa crise, o governo de Temer, que tirou a Dilma e não melhorou a vida do povo, que não consegue justificar o que faz, diz que o problema foi causado pelos governos do PT, dizendo que nós quebramos a Petrobras”, criticou Gleisi.

Ela lembrou que durante os quase 13 anos que o PT esteve no governo, a Petrobras teve lucro operacional em todos os anos. “Tivemos prejuízo de caixa apenas em 2015, não porque a Dilma deixou de reajustar a gasolina, mas porque tivemos uma superprodução de petróleo nos Estados Unidos e o preço do barril caiu de 110 dólares para 30 dólares”.

“Podíamos ter aumentado 300% o preço da gasolina e do diesel e não adiantaria porque impactou o mundo inteiro: Rússia, Venezuela, Arábia Saudita, os produtores do mundo inteiro. É importante que seja esclarecido, em nenhum ano teve prejuízo operacional”.

Gleisi ainda afirmou que foi nos governos do PT, especialmente do Lula, que a Petrobras deu seu maior salto de investimento e valorização. “Em 2003, quando Lula assumiu, a Petrobras valia 15 bilhões de dólares, em 2014 a Petrobras valia US$ 115 bilhões. Em 11 anos uma empresa valorizar como valorizou a Petrobras, isso foi porque fizemos investimentos, principalmente em pesquisa”.

“Graças a esse investimento descobrimos o pré-sal, que essa gente do Temer e do Pedro Parente disseram que não daria em nada. Uma das maiores reservas petrolíferas do mundo é o pré-sal. Viabilizamos o pré-sal e a extração está a cerca de 8 dólares o barril, já na Arábia Saudita, onde o petróleo está próximo da superfície, sai a 6 dólares o barril”.

A presidenta do PT ainda ressaltou o desenvolvimento da cadeia de petróleo e gás. “Subimos o número de empregos de 46 mil para 85 mil, além de 350 mil prestadores de serviço. Aonde quebramos a Petrobras?”, questionou. “Queria que viessem aqui apontar aonde quebramos a Petrobras. No período de Lula aumentamos o combustível apenas 8 vezes”.

“Gasolina tinha preço barato. Seguramos o preço do gás de cozinha por 12 anos, as pessoas não precisavam se queimar para cozinhar com álcool e lenha”.

Gleisi lembrou que “a Petrobras perdeu em apenas um dia, com a brincadeira dos ajustes de preços que levou à greve, em apenas um dia foram R$ 45 bilhões. Acabaram com a cadeia de óleo e gás nacional. Esse congresso votou para acabar com o conteúdo nacional no óleo e gás, além de relativizar as concessões. A Petrobras tinha 30% dos recursos do pré-sal”.

“Se tiver que optar entre majorar o preço para o povo brasileiro e priorizar os ganhos dos acionistas, não há dúvida que nós vamos diminuir os ganhos de acionistas. Tem que haver o mínimo de justiça social nesse país”, defendeu Gleisi.

“Agora vendem a Petrobras porque querem a riqueza do pré-sal que está sendo extraído com custo tão baixo quanto Arábia saudita. Que brincadeira é essa? Essa gente é maluca. Vêm dizer que foi culpa do Lula a crise dos caminhoneiros porque financiamos caminhões. Financiamos sim, porque eram caminhões velhos. Um país em desenvolvimento precisa de logística. Essa gente queria que agente deixasse os caminhoneiros com caminhão velho e o povo com preço alto no combustível e no gás de cozinha.”

Gleisi Hoffmann finalizou seu discurso com um desafio: “Convençam o povo que nós quebramos a Petrobras. Expliquem que na época do Lula tinha emprego, que fazíamos estaleiros aqui, que aumentamos o valor da Petrobras. Tem que assumir o que estão fazendo com esse país, estão quebrando esse país. Estão entregando o Brasil em fiapos”.

Veja a íntegra da fala da senadora:

Plenário do Senado

#AOVIVO | Ao invés de fazer uma gestão equilibrada de caixa, a Petrobrás hoje está priorizando o ganho dos investidores em detrimento do povo. Se nós tivermos que optar, não tenha dúvida, nós vamos diminuir o lucro dos acionistas. Tem que ter um mínimo de justiça social nesse país.

Publicado por Gleisi Hoffmann em Quarta-feira, 6 de junho de 2018

Da redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast