Nota do PT em apoio ao Sínodo da Amazônia

“O PT apoia e se dispõe a dialogar com todas as iniciativas que se erguem, no Brasil e na comunidade internacional, em defesa da Amazônia”

A Comissão Executiva Nacional do PT saúda o Sínodo dos Bispos da Pan-Amazônia, aberto em Roma por convocação do Papa Francisco no último dia 6 de outubro. O PT apoia e se dispõe a dialogar com todas as iniciativas que se erguem, no Brasil e na comunidade internacional, em defesa da Amazônia, de sua biodiversidade, dos povos da floresta, indígenas, quilombolas e ribeirinhos, de toda a população amazônica ameaçadas pela sanha destrutiva do grande capital e de seus aliados no governo de extrema-direita de Bolsonaro.

“O PT, desde a sua fundação, sempre esteve presente na luta dos povos do campo, da Floresta e das cidades. Ao longo dos governos Lula e Dilma, foi aprofundada e ampliada a legislação ambiental e a dos direitos dos povos indígenas, do campo e das comunidades tradicionais. Foi implementada uma política bem-sucedida de redução do desmatamento e de emissões de gases de efeito estufa, e afirmou-se a liderança mundial do Brasil nas políticas de enfrentamento às mudanças climáticas e nos compromissos assumidos no acordo do clima de Paris. É a partir dessa experiência exitosa que, neste momento de crise profunda do País, apresentamos ao povo brasileiro a denúncia dos atos de profunda violência aos povos da Amazônia e a urgência de uma solução política que valorize o Bem Viver Amazônico e promova, no horizonte imediato, a garantia do usufruto coletivo dos bens comuns e a justiça ecológica”. (“Defender a Amazônia e a Soberania Nacional, 23 – Resolução do DN, março de 2019). Como disse Lula mais de uma vez, proteger a Amazônia e cumprir nossos compromissos internacionais assumidos de forma voluntária e soberana, é pré-condição para a defesa da soberania nacional e dos direitos fundamentais das atuais e das futuras gerações.

Amanhã, parlamentares do PT e de outros partidos que integram a comitiva do Congresso Nacional ao Sínodo dos Bispos darão mais um passo nesse diálogo, levando a Roma subsídios sistematizados sobre a realidade pan-amazônica. Atendemos assim à conclamação da própria Igreja em seus objetivos manifestos de dialogar com todos os setores da sociedade engajados nos mesmos objetivos. “Em síntese, uma Igreja profética na Amazônia é aquela que dialoga, que sabe procurar acordos e que, a partir de uma opção pelos pobres e de seu testemunho de vida, busca propostas concretas a favor de uma ecologia integral. Uma Igreja com capacidade de discernimento e audácia face aos atropelos dos povos e à destruição de seus territórios, que responda sem demora ao clamor da terra e dos pobres”. (“Diálogo e Resistencia”, Instrumentum Laboris do Sínodo, 42).

Desde já a Executiva Nacional do PT se dispõe à continuidade desses esforços de diálogo e ação comum, não só com a Igreja Católica mas com todas as instituições da sociedade civil que se dispuserem a construir esse grande EMPATE em defesa da Amazônia, versão nacional e planetária dos heroicos empates promovidos por Chico Mendes e seus companheiros e companheiras nos anos 70 e 80 contra a destruição da floresta promovida pelo latifúndio e sua pistolagem.

São Paulo, 11 de outubro de 2019

Comissão Executiva Nacional do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast