Nota do PT em repúdio à prisão ilegal de Paola Pabón

A Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores expressa seu repúdio à prisão ilegal da companheira Paola Pabón, governadora da província de Pichincha, Equador. A líder do Movimiento Revolución Ciudadana foi detida na madrugada em sua casa por policiais fortemente armados por seu posicionamento em favor das recentes mobilizações contra as medidas antipopulares do governo de Lenín Moreno.

Defendemos a América Latina como zona de paz e a solução pacífica e dialogada para os entraves dos países de nossa região. Essa atitude do atual governo demonstra desprezo pelos valores democráticos e desrespeito à vontade soberana de seu povo expressa nas urnas.

Manifestamos nossa solidariedade à Paola Pabón, ao povo equatoriano e aos companheiros do Movimiento Revolución Ciudadana. Rechaçamos a inadmissível perseguição política contra a companheira em um Estado democrático de direito e defendemos sua liberdade imediata para que retome as atividades no governo de Pichincha.

Comissão Executiva Nacional
Partido dos Trabalhadores