Nota do PT em repúdio aos atos de racismo dos deputados do PSL

“As atitudes dos parlamentares citados deverá ser alvo de representação junto aos órgãos competentes para que não se confunda direito à opinião com crime de racismo”

Na véspera em que se comemora o dia Nacional da Consciência Negra, o país foi ofendido por atos de racismo explícito cometidos por dois parlamentares federais filiados ao PSL. O deputado federal Coronel Tadeu (PSL-SP) chegou a rasgar uma placa de exposição alusiva à data e afixada nos corredores da Câmara que retratava o genocídio da juventude negra no Brasil.

Já o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) utilizou a tribuna da mesma Casa Legislativa para dizer que “Não venha atribuir à Polícia Militar do Rio de Janeiro as mortes porque um negrozinho bandidinho tem que ser perdoado”. As duas manifestações oriundas de parlamentares, que deveriam zelar pela constituição e preservação da democracia, denotam a escalada da intolerância e do racismo desde a posse do atual governo e seus apoiadores.

O Estado brasileiro não é neutro em relação ao racismo. Suas instituições produzem e reproduzem a violência que a população negra sofre desde o período escravocrata, induzindo a polícia a agir com forte repressão. A polícia brasileira é a que mais mata e mais morre, sendo que a grande maioria das vítimas, de um lado ou do outro, são negras.

A verdade é que uma rápida investigação dos dados fornecidos por levantamentos como os do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública 2019, desvendam a realidade vivida pela população negra e pobre em relação ao alto número de homicídios no Brasil, também causados pela ação policial. No ano de 2018 a cada 100 mortes ocorridas 11 foram cometidas por policiais.

Somente nos estados dos dois referidos parlamentares, São Paulo e Rio de Janeiro, a proporção era de 23 mortos para cada 100 pessoas e 20 para cada 100, respectivamente. Entre 2017 e 2018, do total de mortos por ação policial 75,4% eram pessoas negras.

Em toda a história do Brasil, os negros e negras sempre viveram de seu trabalho e não da exploração capitalista, e essa imensa maioria nunca desistiu da vida. Com resiliência conseguiu resistir à escravidão e se tornar a maior população do país e a segunda maior do mundo.

As atitudes dos parlamentares citados deverá ser alvo de representação junto aos órgãos competentes para que não se confunda direito à opinião com crime de racismo. Esse tipo de atitude traz em si o verdadeiro racismo estrutural que permeia as instituições brasileiras. É preciso reagir vigorosamente contra essas atitudes. Isso não é destempero ou ato falho da parte deles, é sim o germe do fascismo.

No dia em que se celebra a Consciência Negra repudiamos qualquer manifestação que diminua a contribuição histórica dos negros e negras na construção do país, bem como reafirmamos nosso compromisso com a luta pela promoção da igualdade e pelo combate ao racismo que orientaram nossa ação nos governos petistas.

Comissão Executiva Nacional do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast