Nota do PT: Povo do Equador rebela-se contra o neoliberalismo

O Partido dos Trabalhadores expressa sua profunda preocupação com a situação no Equador, palco de várias manifestações populares contra o governo de Lenin Moreno.

Com o abandono da política de desenvolvimento econômico e social e de uma política externa soberana de seu antecessor Rafael Correa, as decisões tomadas pelo atual governo têm agravado os problemas sociais e econômicos do país, resultando no aumento do nível de tensão entre manifestantes e governo, que responde com o uso de violência e prisões arbitrárias.

As recentes medidas de ajuste, de caráter neoliberal e em conformidade com os ditames do FMI, foram o estopim para a atual crise política e as manifestações populares.

Apoiamos o povo equatoriano em suas reivindicações e o fim do estelionato eleitoral praticado pelo governo de Lenin Moreno, que voltou-se contra a plataforma progressista e de justiça social que elegeu sua chapa.

O PT está solidário com o povo equatoriano na busca de justiça social e na construção de alternativas democráticas para a profunda crise em que o país irmão foi mergulhado pelo governo neoliberal de Lenin Moreno.

Comissão Executiva Nacional do PT
São Paulo 08 de outubro de 2019