Nota do PT sobre o coronavírus

O Partido dos Trabalhadores manifesta sua preocupação ante o avanço da epidemia de coronavírus em território chinês.

Esta epidemia, além de vitimar a população chinesa, também tem sido usada por vários grupos xenófobos contra o país. O PT não concorda com este tipo de manifestação e se pronuncia pelo respeito entre os povos e pelo sofrimento do povo chinês, uma cultura milenar que tanto contribuiu para a humanidade.

Condenamos a atitude irresponsável do governo brasileiro ao justificar que não dará apoio aos brasileiros que estão em zonas de risco, utilizando-se do argumento de que é caro e inviável. O Brasil tem o dever de zelar pelos seus cidadãos e cidadãs em qualquer lugar do mundo.

Expressamos nossa total solidariedade ao Partido Comunista da China, ao governo e ao povo chineses nesta luta. A história é testemunha de sua resiliência e não temos dúvidas de que sairão vitoriosos desta situação.

Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional do
Partido dos Trabalhadores

Romênio Pereira
Secretário de Relações Internacionais.