Novembro Negro: exposição virtual registra atuação do PT no combate ao racismo

Painel organizado pelo Centro Sérgio Buarque de Holanda, da Fundação Perseu Abramo, reúne documentos oficiais e das ações petistas no legislativo e executivo, além de textos de jornais e cartazes históricos

FPA

Painel Novembro Negro, organizado pela Fundação Perseu Abramo, integra a luta antirracista no mês da Consciência Negra

A Fundação Perseu Abramo organizou o painel Novembro Negro, integrando a luta antirracista no mês da Consciência Negra, que reúne registros da atuação de combate ao racismo nas resoluções partidárias, documentos das ações petistas no legislativo e executivo, além de textos de jornais e cartazes históricos – disponíveis para download.

No painel, o Centro Sérgio Buarque de Holanda, responsável pela documentação histórica do PT, oferece um amplo conjunto de registros da luta pelo combate ao racismo dentro e fora do partido.

“A militância antirracista protagonizou a cena política internacional no ano de 2020. Em um momento marcado por inéditas restrições de circulação e de reunião devido à pandemia de Covid-19, foram organizadas grandes mobilizações e intervenções públicas em diversos países. Ações desta monta em um contexto tão adverso são uma vitória dos movimentos sociais pelo combate ao racismo, e também uma demonstração contundente da urgência social, neste início dos anos 20 do século XXI, pelo estabelecimento de mudanças profundas para eliminação do racismo”, afirma o texto de apresentação da exposição.

O painel disponibiliza os documentos semanalmente, organizados em três eixos: “Sociedade brasileira e racismo”, “Organização política antirracista” e “Conquista de direitos e políticas públicas”.

Entre as lideranças do movimento antirracista homenageadas no painel Novembro Negro, estão Lélia Gonzáles, Luiza Bairros, Hamilton Cardoso e Milton Barbosa.

Da Redação, com site da FPA

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast